Nos dias 26 e 27/9, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares promoveu a Capacitação de Teste Rápido de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), contando com a participação de enfermeiros da cidade e do município de Marilac. A capacitação buscou melhorar a detecção precoce, assegurar diagnósticos mais rápidos e eficazes e, consequentemente, otimizar o tratamento e a gestão dessas doenças.
Para aprimorar as habilidades profissionais dos envolvidos na realização e interpretação de testes rápidos para doenças infecciosas, como a sífilis, HIV e hepatites B e C, a capacitação abordou temas relacionados às Infecções Sexualmente Transmissíveis, com foco na importância da detecção precoce e no manejo adequado das infecções. O treinamento incluiu orientações detalhadas sobre o uso de testes rápidos, que são fundamentais para o diagnóstico imediato, permitindo uma resposta rápida no tratamento e prevenção da transmissão.
A organização do treinamento foi motivada pela recomendação do Ministério da Saúde (MS), que identificou a necessidade de reforçar o conhecimento técnico dos profissionais da saúde em relação às ISTs, especialmente em contextos onde o acesso aos cuidados imediatos é crucial.
Francine Benini, enfermeira destacou a importância da capacitação. “Os aprendizados foram muito relevantes para o processo de trabalho na unidade em que trabalho. Espero poder contribuir mais para a saúde da população com os conhecimentos que adquiri na capacitação”.
Sônia Galvão, referência técnica da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (Cras) da SRS Governador Valadares e organizadora do treinamento, ressaltou que “as capacitações realizadas são fundamentais para aprimorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população, pois possibilitam a atualização e o desenvolvimento contínuo dos profissionais da área”.