A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu, apoiou a realização de um curso de capacitação para aplicação da vacina BCG em recém-nascidos nesta terça-feira (10/9) no município sede da Regional.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da SRS Manhuaçu, Grace de Oliveira Vidal Faria, a iniciativa partiu do próprio município, que identificou a necessidade de qualificar os profissionais das 22 unidades de saúde locais, bem como da maternidade e da sala de parto do Hospital César Leite. Por essa razão, a equipe da SRS Manhuaçu foi convidada para ministrar o módulo teórico da capacitação.
“É importante destacar que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por meio de suas unidades regionais, está à disposição para oferecer esse tipo de capacitação. Nosso objetivo é qualificar os profissionais de saúde do SUS para a correta aplicação da vacina BCG, seguindo todas as normas e procedimentos vigentes”, detalhou Grace de Oliveira Vidal Faria.
O curso foi dividido em duas partes: a teórica, conduzida pela equipe da SRS Manhuaçu, e a prática, coordenada pelas referências técnicas do município. Ao final das duas etapas, os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) serão certificados, desde que cumpram todos os requisitos exigidos.
Cobertura vacinal
De acordo com dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), a cobertura vacinal da BCG em Minas Gerais de janeiro a agosto deste ano é de 88,30%. Em 2023, o estado alcançou uma cobertura de 83,77%.
A vacina BCG é fundamental na prevenção das formas graves da tuberculose e é indicada para crianças desde o nascimento até 4 anos, 11 meses e 29 dias. O esquema de vacinação prevê dose única, aplicada o mais precocemente possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade.