A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) realiza hoje e amanhã, 10 e 11/09, V Encontro de Lideranças Regionais na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), em Belo Horizonte. O evento reúne os 28 dirigentes das Regionais de Saúde do Estado com o objetivo de alinhar as ações de gestão e compartilhar experiências.
Renan Guimarães, Subsecretário de Regionalização da SES/MG, acredita que o encontro permite aos gestores de saúde discutir as políticas públicas que podem ser desenvolvidas em todo o território mineiro. Resultando, assim, em melhoria de acesso aos serviços de saúde.
“Os dirigentes regionais têm um papel de coordenação e de articulação das políticas públicas junto às secretarias municipais de saúde. Para a população, isso resulta na melhoria de acesso a serviços de saúde como cirurgias e como a hemodiálise, por exemplo”, disse.
Na programação de hoje, 10/9, está prevista a apresentação do plano de investimento nas estruturas físicas das regionais de saúde, informações sobre concursos públicos, contratação de estagiários, apresentação da Linha de Cuidado Materno Infantil e da Estratégia Zero Morte.
Amanhã, 11/09, os participantes estarão envolvidos em diversos debates com destaques para o Monitoramento do Plano Diretor de Regionalização e para Armazenamento de insumos de combate a arboviroses.
Confira a íntegra da programação.
Trocas de experiências
Para o superintendente regional de Saúde de Governador Valadares, Romulo Gusmão, o encontro permite a interface entre as regionais. E é importante também por reconhecer o papel das unidades como estruturas da SES-MG, com capacidade de atender determinada demanda a partir de um procedimento padrão e com os mesmos critérios de qualidade.
“O encontro permite realizar um alinhamento entre as ações das regionais e o nível central, com relação às agendas que envolvem os territórios respectivos. E, também, possibilita a troca de experiências entre os pares. No encontro, ficamos conhecendo o que tem sido praticado na outra região e podemos levar a iniciativa como uma experiência exitosa também para a nossa região”, pontuou Romulo Gusmão.
Unidades Regionais de Saúde
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais conta com 28 Unidades Regionais de Saúde, com o objetivo de fortalecer a regionalização da saúde pública. Por meio dessas unidades administrativas espalhadas por todo o território do Estado, a SES-MG descentraliza suas ações para estar mais próxima aos municípios mineiros e atuar com mais agilidade.