Com extensa programação, a Secretaria Executiva da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais (CIB-SUS/MG) realizou, nos dias 2 e 3/9, uma reunião técnica para capacitação de coordenadores e referências técnicas da Unidade Regional de Saúde (URS) de Pirapora, envolvendo também os secretários municipais de saúde da microrregião de Saúde de Pirapora. O encontro é parte do Projeto Travessia e teve o objetivo iniciar, pela Unidade Regional de Saúde (URS) de Pirapora, a atualização de informações sobre a legislação vigente, fluxo de encaminhamentos acerca dos processos CIB e propor um momento de troca de experiências e discussões sobre o processo de trabalho.
O Projeto CIB Travessia visa capacitar as coordenações e técnicos das Unidades Regionais de Saúde quanto aos fluxos e processos de trabalho das Comissões Intergestores Bipartite de Minas Gerais.
Segundo a Secretária Executiva da CIB-SUS/MG e coordenadora do projeto, Cássia Nogueira, a apresentação foi realizada para pontuar o que está no regimento das instâncias, que está vigente desde 2019, reforçar os prazos a serem cumpridos e a importância das reuniões da Câmara Técnica e CIB. Cássia destacou que ”é importante que os debates ocorram nas reuniões da Câmara Técnica por ser o espaço técnico e reservado aos membros e técnicos que tenham pauta para referenciar os assuntos para reunião da CIB, que é o momento solene de aprovação das demandas”.
Durante o encontro, destacou-se que, em 2019, a legislação da CIB-SUS/MG, CIB-Micro e Macro foram atualizadas pela CIB-SUS/MG que aprovou, por meio da Deliberação nº 3.030, o novo Regimento Interno das Comissões Intergestores, o qual trata também das 16 Comissões Intergestores Bipartite Macrorregionais (CIB Macro) e das 89 Comissões Intergestores Bipartite Microrregionais (CIB Micro) do estado de Minas Gerais. Assim, em conjunto com a revisão do Regimento Interno foi também revisto o Instrumento Operativo onde é possível encontrar informações para esclarecer as principais dúvidas sobre conceitos, fluxos e modelos de documentos.
Walda Araújo, especialista em Políticas Públicas e integrante da equipe da Secretaria Executiva da CIB-SUS/MG, reforçou que o projeto Travessia vem trazendo uma oportunidade para os técnicos das URS se atualizarem com as informações que são bastante utilizadas no cotidiano dos gestores e técnicos. “O Projeto CIB Travessia estará atuando em todas as URS do estado a fim de alcançar bons resultados, levando informações e oportunizando a troca de experiências,” destacou Walda.
Para Tariana Diniz, Gerente da GRS Pirapora, “O projeto travessia reforça a importância da CIB e de suas etapas. Possibilita atualizar os conhecimentos dos técnicos regionais e dos gestores sobre o tema, de forma a ampliar a possibilidade de avanços em saúde no nosso território”.