A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros iniciou na terça-feira, 6 de junho, durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS), realizada em Montes Claros, a mobilização de profissionais dos 54 municípios que compõem sua área de atuação, objetivando a participação no curso virtual de atualização sobre a doença de Chagas. A iniciativa é aberta à participação de 30 profissionais, preferencialmente gestores municipais de saúde, médicos e enfermeiros que atuam em serviços de Atenção Primária à Saúde, alunos de graduação e de pós-graduação em medicina e enfermagem.

O cadastro prévio dos profissionais interessados será recebido no período de 19 a 26 de junho pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do link:

https://docs.google.com/forms/d/1wb-LZs39FmiRx_GguR_gFd6a6GLvPdnwrICeCY6qbBM/edit.

Até o dia 7 de julho o resultado da seleção será enviado por e-mail aos inscritos.

A doença de Chagas é potencialmente fatal, causada pelo microrganismo Trypanosoma cruzi. Ela é transmitida aos seres humanos por insetos conhecidos como barbeiros, transfusão de sangue ou transplante de órgãos; consumo de alimentos contaminados ou durante a gravidez e o parto.

 Reunião da CIB-SUS realizada em Montes Claros - Foto: Pedro Ricardo

O coordenador de Atenção à Saúde da SRS Montes Claros, João Alves Pereira, explicou que “o objetivo do curso é repassar aos profissionais informações que aproximem conhecimentos científicos desenvolvidos no meio acadêmico ao contexto dos serviços públicos de saúde”. Para isso, os profissionais terão acesso a teorias e reflexões práticas capazes de permitir o manejo racional da doença de Chagas, especialmente na Atenção Primária à Saúde. 

O curso será coordenado pelo professor Israel Molina, que atua no Departamento de Doenças Infecciosas do Hospital Universitário de Vall d´Hebron, sediado em Barcelona. Também compõem o corpo docente professores especialistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Federal de São João Del Rey e da Universidade de São Paulo (USP).

As aulas virtuais serão ministradas no período de 3 de agosto a 7 de dezembro deste ano, totalizando 45 horas de carga horária. Serão desenvolvidos temas em encontros semanais, por videoconferências. A cada semana, um ou mais especialistas em doenças de Chagas vão abordar temas específicos, com troca de experiências visando a discussão da prática profissional.

A coordenadora de vigilância em saúde na SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, destaca que a atualização dos profissionais de saúde sobre a doença de Chagas “é de fundamental importância para o Norte de Minas, levando em conta que o agravo ainda causa grande impacto econômico e social na região. Essa doença é quase 100% curável se detectada e tratada precocemente, daí a importância do trabalho que a Superintendência Regional de Saúde tem implementado na região, em parceria com outras instituições, para viabilizar o diagnóstico e o tratamento de pessoas acometidas pela doença”. 

 

Temas

O curso será aberto dia 3 de agosto, abordando o Programa Nacional de Doença de Chagas: como estamos e as perspectivas para os próximos quatro anos. Nas semanas seguintes, serão abordadas questões relativas ao panorama epidemiológico da doença em países endêmicos e não endêmicos; história natural da doença e diagnóstico; o papel da biologia molecular na doença de Chagas; transmissão e vigilância. Em setembro o curso terá como foco o estudo das fases aguda e crônica da doença.

A programação prevê que, em outubro, serão abordadas questões sobre o manejo da doença de Chagas nos serviços de Atenção Primária à Saúde, ferramentas da telessaúde, e vigilância da doença, com apresentação de experiências exitosas. Em novembro o curso terá continuidade abordando a saúde comunitária da doença de Chagas; a experiência de Montes Claros e Belo Horizonte com a implantação do ambulatório de Chagas; ensaios atuais e perspectivas futuras. O curso será encerrado dia 7 de dezembro com a realização de seminário.

Por Pedro Ricardo