A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, realizou nos dias 31 de maio e 1º de junho, no auditório do Centro Universitário FUNCESI, em Itabira, o II Seminário “Imunização em Foco”. O evento foi direcionado aos coordenadores da Vigilância Epidemiológica, coordenadores da Atenção Primária à Saúde, e referências técnicas de Imunização dos 24 municípios da área de atuação da GRS Itabira.

De acordo com a Aline Graziele Fernandes Martins da Costa, coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da GRS Itabira, a programação do seminário foi planejada de forma detalhada, com o objetivo de atualizar os profissionais de saúde com relação à vigilância de doenças imunopreveníveis, investigação de fatores de risco de transmissão, aspectos clínicos, e imunização.

“Os profissionais precisam estar atentos às coberturas vacinais em seus territórios, com a adoção de estratégias de intervenção oportunas para reduzir os fatores de risco de transmissão de doenças imunopreveníveis. Discutimos durante o seminário a questão do Brasil apresentar hoje um risco muito alto para a reintrodução da poliomielite, diante das baixas coberturas vacinais, o que reforça a importância do desenvolvimento das ações de vacinação”, destacou Aline.

A referência técnica em Imunização da GRS Itabira, Marcella Cristina Silva Braga, destacou que em 2022 foi realizado a primeira edição do seminário “Imunização em Foco”, cuja a ideia foi reunir as referências técnicas municipais de Imunização e discutir assuntos referentes à área, relembrando regras, conceitos, técnicas e normativas que envolvem o tema. O objetivo do seminário foi compartilhar conhecimentos com os municípios por meio de ações e experiências que vivenciam na sua prática diária. “Nesta segunda edição do seminário, de 2023, levamos um pouco mais de conhecimento para todos, por meio das palestras realizadas sobre algumas doenças imunopreveníveis e o cenário epidemiológico que elas representam em nosso meio, além de introduzir projeto Estratégias para Aumento da Cobertura vacinal em Crianças Menores de 2 anos no Estado de Minas Gerais – Uma Pesquisa Ação. Foram dois dias de muito aprendizado e reflexões que esperamos que resultem em novas ideias e estratégias para que as coberturas vacinais da nossa região possam melhorar”, pontuou Marcella.

Segundo Fabiana Cristina da Silva, referência técnica em Paralisia Flácida Aguda/Poliomielite da Coordenação dos Programas de Vigilância de Doenças Transmissíveis Agudas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), sua proposta para o seminário foi apresentar temáticas de algumas doenças trabalhadas pela Superintendência de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, e também discutir doenças imunopreveníveis que são trabalhadas na Coordenação de Doenças e Agravos Transmissíveis, juntamente com a Imunização. “Ao ministrar a palestra Vigilância Epidemiológica das Paralisias Flácidas Agudas/Poliomielite, busquei sensibilizar os profissionais de saúde que atuam lá na ponta, na Atenção Primária à Saúde dos municípios, sobre a importância de manter as coberturas vacinais altas e o monitoramento das doenças imunopreveníveis, que são doenças que já têm um controle por meio da vacina, porém percebemos que com as coberturas baixas, essas doenças têm um risco de retornar”, disse Fabiana.

Janaína Fonseca Almeida Souza, Coordenadora do Grupo de Análise e Monitoramento da Vacinação (GAMOV-MG) da SES-MG, que ministrou a palestra Coberturas Vacinais e Classificação de Risco, afirmou ser sempre oportuno contribuir com um evento regional, ainda mais um seminário, e poder apresentar a metodologia do projeto de aumento de coberturas vacinais, que tem sido utilizada em vários outros municípios do estado, com ótimos resultados. “O seminário é uma iniciativa importantíssima do ponto de vista da educação permanente, pois ampliamos a capacitação dos profissionais de saúde e ainda fomentamos estratégias de aumento das coberturas vacinais”, disse Janaína.

Ainda durante o seminário, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Imunização do município de Barão de Cocais, Rafaella Vieira Gonçalves, apresentou a experiência exitosa do município, servindo de exemplo para que os demais busquem estratégias para a ampliação de cobertura vacinal, promovendo ações coletivas de educação em saúde com a comunidade, estimulando a promoção da saúde e a prevenção de doenças por meio da vacinação.

O seminário foi finalizado com uma oficina, em que os municípios efetivamente iniciaram a construção dos seus planos de ação, já com alguns indicadores que serão monitorados e principalmente os indicadores de processos de trabalho que visam a melhoria das coberturas vacinais na região. Estes planos de ação deverão ser construídos e finalizados de forma complementar nos municípios.

Referência Técnica em Imunização da GRS Itabira, Marcella Cristina Silva Braga - Foto: II Seminário Regional “Imunização em Foco”

Programação

No primeiro dia de seminário foram ministradas as palestras: Vigilância Epidemiológica das Doenças Meningocócicas; Tuberculose e as Particularidades da Imunização; Vigilância Epidemiológica das Paralisias Flácidas Agudas/Poliomielite; Hepatites Virais e a Imunização; Vigilância Epidemiológica das Doenças Exantemáticas, Síndrome da Rubéola Congênita, Caxumba e Varicela; e Vigilância da Influenza - 2023.

No segundo dia, foram ministradas as palestras: Dados Vacinais; Papel da Atenção Primária na Imunização; Coberturas Vacinais e Classificação de Risco; Desafios e Estratégias para Alcance de Coberturas Vacinais - Visão do município de Barão de Cocais; e Indicadores do Projeto Estratégia para Aumento da Cobertura Vacinal de Crianças Menores de 2 Anos - Pesquisa Ação - Coberturas Vacinais e Classificação de risco.

Por Flávio A. R. Samuel

Enviar para impressão