Uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps I) foi implantada em Passos, município de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos. A unidade estava prevista no Plano de Ação Regional (PAR) da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para a microrregião de Saúde de Passos e tem capacidade para até 25 atendimentos diários.

Segundo a superintendente regional de Saúde de Passos, Kátia Rita Gonçalves, o Caps I compõe a rede de atenção à saúde mental do município de Passos e tem seu atendimento direcionado para crianças e adolescentes de até 18 anos de idade, com casos diversos de transtornos mentais e problemas com a dependência de álcool ou outras drogas. “O acesso ao serviço é por demanda espontânea, ou seja, o familiar pode levar seu filho para ser atendido pela equipe, que faz uma avaliação, em que serão reconhecidas as suas necessidades físicas, mentais e sociais”, explica.

Kátia Gonçalves ressalta ainda que a importância do Caps I está no cuidado integral e de qualidade, com atendimentos individuais e em grupo, atividades externas e acolhimento às famílias, o que possibilita o vínculo afetivo e social. “Essa nova abordagem permite que o indivíduo e sua família participem de maneira ativa no processo de recuperação”, finaliza.

De acordo com a referência técnica em saúde mental da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da SRS Passos, Gisele Graziella de Paula Silva, o Caps I de Passos obteve avaliação técnica da Regional de Saúde para seu funcionamento e aguarda nova resolução da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para obter recursos de custeio para suas atividades.

Para Fabiana de Andrade Cunha Oliveira, referência técnica da RAPS da CAS/SRS Passos, esse dispositivo especializado no atendimento de crianças e adolescentes “vem agregar muito” na RAPS do município, que já possuía alta demanda em serviços de saúde mental e que foi agravada durante a pandemia da covid-19, mas é preciso que haja articulação. “É muito importante a implantação de novos dispositivos, porém, enfatizo a necessidade do trabalho articulado com toda a rede, de modo que cada dispositivo entenda seu papel e contribua para a efetivação da RAPS", disse.

O Caps infantil de Passos é o segundo da área da Regional de Saúde de Passos. O primeiro funciona em São Sebastião do Paraíso. A unidade passense estava prevista nas propostas de ações para o fortalecimento da RAPS na microrregião de Saúde de Passos, conforme o PAR/RAPS 2022 a 2025, desenhado pela SRS Passos em conjunto com os municípios, a partir da análise dos vazios assistenciais, pontos críticos e dados epidemiológicos.

Com o nome de Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil “João Vítor Freitas Santos – Freitinhas”, o Caps I de Passos começou a atender crianças e adolescentes em 25 de maio, em dois turnos, com limite de 25 pacientes por dia. Segundo a coordenadora da unidade, Tânia Carneiro, a equipe é formada por médicos psiquiatras, psicólogas, enfermeiros, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, farmacêutico, fonoaudióloga, educadora física, técnicos em farmácia e enfermagem, auxiliar administrativo e serviço de assepsia.

“O Caps Infantojuvenil de Passos é um serviço diário que funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 17h, destinado às crianças e adolescentes gravemente comprometidos psiquicamente. É um serviço de referência para o tratamento de crianças e adolescentes que sofrem com transtornos graves, cuja demanda necessita de atenção especializada e interdisciplinar”, disse a coordenadora.

Gisele Silva, Kátia Gonçalves e Fabiana de Andrade em frente ao Caps I de Passos - Foto: CAS/SRS Passos

Por Enio Modesto

Enviar para impressão