No dia 29 de maio, segunda-feira, referências técnicas da Imunização e da Atenção Primária à Saúde de 29 municípios participaram de uma oficina de monitoramento no auditório da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina. O evento foi promovido pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, com objetivo de discutir e acompanhar os indicadores do projeto de "Aumento de Coberturas Vacinais em Crianças Menores de dois Anos", na área de abrangência da SRS Diamantina.

Durante a oficina, a referência técnica da Imunização da SRS Diamantina, Carolina Di Pietro Carvalho, abordou diversos temas, incluindo a contextualização do projeto e seus indicadores, a análise do primeiro monitoramento realizado, e a apresentação do Guia de Monitoramento de Resultados. Também foi realizado um simulado de monitoramento e repassadas orientações sobre o preenchimento adequado do formulário de pré-monitoramento.

Carolina explicou que o monitoramento dos indicadores do projeto é realizado trimestralmente. “No segundo semestre de 2022 foram realizadas as oficinas para implantação do projeto. E, em março de 2023, fizemos o primeiro monitoramento. É importante destacar que o objetivo principal do projeto é reforçar e ampliar ações que já fazem parte da rotina de trabalho dos profissionais envolvidos na vacinação, porém não vinham sendo executadas de maneira adequada”, disse a referência.

Foto: Milena Kristhie Nascimento

Oito indicadores são monitorados e avaliados pelo projeto, são eles: realizar sensibilização/capacitação para os serviços de vacinação; realizar supervisões em salas de vacina; realizar vacinação extramuros (fora da rotina); realizar atualização do cartão de vacina dos faltosos; realização de visita domiciliar pelos Agentes Comunitários de Saúde para busca ativa do cartão vacinal de crianças menores de 2 anos no seu território de abrangência; alcançar a meta de coberturas para as vacinas preconizadas para as crianças menores de 1 ano;  alcançar a meta de coberturas para as vacinas preconizadas para as crianças de 1 a menores de 2 anos e; realizar reuniões mensais entre a equipe de Imunização/Vigilância em Saúde e Atenção Primária para o acompanhamento dos indicadores a curto prazo.

Apesar da recente implantação do projeto, Carolina avalia que os resultados positivos já começam a aparecer no território. “Chapada do Norte e Gouveia, municípios que possuíam um histórico de baixa cobertura, já começaram a mostrar avanços significativos em seus indicadores, o que nos deixa ainda mais motivados. Além dos municípios citados, outros também vêm apresentando resultados positivos, que poderemos avaliar com mais precisão nas próximas etapas do projeto”, concluiu.

Por Ricardo Maciel