O mês de maio é marcado pela realização de vários eventos na na sede da Superintendência Regional de Saúde (SRS) Juiz de Fora, com seminário, capacitações, oficinas e workshop, tendo como foco principal a saúde materna.

Na sexta-feira, 26 de maio, o período da tarde foi todo voltado para a saúde materna, com o workshop "Saúde Mental Materna Importa". O evento foi realizado pelo Comitê Saúde Municipal e Grupo Mulheres do Brasil, da cidade de  Juiz de Fora, em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), e com a SRS Juiz de Fora.

O workshop, voltado para mães e profissionais de saúde que fazem atendimento materno, é uma iniciativa do “Maio Furta-cor": uma campanha nacional que promove ações de conscientização sobre a saúde mental materna ao longo do mês de maio.

A programação foi aberta com a palestra 'Mitos sobre o parto normal', ministrada pela ginecologista e obstetra Maíra Lorenzo de Sá e Camargo. "Basta conversar um pouquinho com uma mulher que teve as expectativas de parto frustradas para ver o impacto que isso gera na vida de uma pessoa", assim Maíra Camargo definiu a importância de esclarecer o que é mito e o que não é nessa etapa da vida de uma mãe.

Troca de experiências entre enfermeiras na oficina sobre atendimento à gestante - Foto: Jonathas Mendes

Outra palestra foi com a enfermeira obstétrica Verônica Bordonal que, com o filho ainda bebê no colo, falou sobre o tema: ‘Gravidez, parto e puerpério - expectativas e realidades’. Segundo Verônica, "gestação é uma experiência repleta de sentimentos intensos que podem dar vazão a conteúdos inconscientes da mãe", disse.

Fechando o workshop, a psicóloga perinatal Aline de Oliveira Silva apresentou o tema: "A importância da saúde mental na gestação".

Oficina sobre atendimento à gestante

Uma oficina sobre cuidados gestacionais também foi realizada no mesmo dia. A atividade teve como foco profissionais de enfermagem que atendem em Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Juiz de Fora. Houve troca de experiências entre as profissionais. Foi a primeira parte da oficina. A segunda ocorreu na quinta-feira, 31 de maio. O núcleo de atenção à saúde da SRS deu apoio para a realização da oficina.

Por Jonathas Mendes

Enviar para impressão