A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou entre 16 e 18 de maio um encontro entre referências técnicas em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) das Unidades Regionais de Saúde (URS) e coordenadores municipais de IST/HIV/HV para discutir ações para o enfrentamento dos agravos HIV/Aids, sífilis e hepatites virais. O evento foi organizado pela Coordenação Estadual de IST/HIV/HV e buscou mostrar o cenário dos agravos no estado de Minas Gerais e as prioridades para 2023, além de atualizar os profissionais em relação aos agravos e ações que são desenvolvidas pela SES-MG.

Para Mayara Almeida, coordenadora de IST/Aids e Hepatites Virais da SES-MG, ressaltou a importância do evento: “O encontro de coordenadores e profissionais dos Serviços de Atenção Especializada (SAE), Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Unidade Dispensadora de Medicamentos (UDM) e Referências Técnicas (RT) das Unidades Regionais de Saúde (URS) foi uma oportunidade para avançarmos nas estratégias de educação e capacitação de equipes de todo o estado, principalmente das cidades sede SAE/CTA/UDM. Foi um momento importante para compartilhar experiências e aumentar o conhecimento”.

A coordenadora também falou sobre os objetivos pretendidos com a promoção do evento. “O encontro teve como objetivo abordar temas relevantes, como: promoção e prevenção às IST, ampliação do diagnóstico precoce, tratamento, acompanhamento clínico, além de orientar sobre a importância de fomentar junto aos municípios a notificação dos agravos, de forma qualificada, com o intuito de obter dados epidemiológicos fidedignos para a criação de políticas públicas no âmbito destas doenças”, completou Mayara.

A grade do evento foi elaborada para ser abrangente e de interesse de todos os profissionais que trabalham com as pessoas que vivem com IST/HIV/Aids e hepatites virais em toda a sua complexidade. Os principais pontos abordados foram:

• Cenário epidemiológicos das IST no estado de Minas Gerais;
  • Plano de enfrentamento à sífilis;
  • Comitê de investigação da transmissão vertical do HIV/Sífilis e hepatites virais, no estado;
  • Logística e monitoramento dos testes rápidos;
  • Logística e dispensação de medicamentos-UDM;
  • Prevenção combinada, abrangendo a PrEP (profilaxia pré-exposição) e PEP (profilaxia pós-exposição);
  • Sistema de informação dos agravos de notificação-SINAN;
  • Sistema de monitoramento Clínico de pessoas vivendo com HIV/Aids (SIMC);
  • Atualizações do Protocolo Clínico e diretrizes terapêuticas (PCDT) relacionados ao agravo HIV (participação de representante do Ministério da Saúde);
  • Atualizações sobre a genotipagem do HIV e Hepatites virais;
  • Atualizações sobre a profilaxia da infecção latente da tuberculose (ILTB).

O encontro também contou com a participação de palestrantes do Ministério da Saúde, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e Hospital Eduardo de Menezes e teve experiências exitosas dos munícipios de Belo Horizonte, Coronel Fabriciano, Divinópolis e Passos e da Unidade Regional de Saúde (URS) de Ubá. Houve ainda a premiação das URS que tiveram o melhor desempenho no Sistema Logístico de Insumos Laboratoriais (SISLOGLAB): Ubá, Pouso Alegre e Manhuaçu.

Por Gustavo Souza