A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI), promoveu o 1º Workshop de Epidemiologia de 2023. O evento contou com a participação de referências técnicas municipais de epidemiologia, vigilância do óbito, saúde do trabalhador e referências dos núcleos epidemiológicos hospitalares.

Durante o workshop, os participantes receberam orientações valiosas sobre diversos temas relevantes, como a campanha de vacinação contra a raiva animal. Os profissionais foram informados sobre a prescrição do protocolo antirrábico humano pelo enfermeiro, visando melhorias nos procedimentos de atendimento nesse contexto.

Além disso, foram abordados tópicos fundamentais para o trabalho epidemiológico, como o fluxo adequado das declarações de óbito, a importância da notificação semanal das doenças diarreicas agudas e dos acidentes de trabalho, o monitoramento de sintomáticos respiratórios e dos casos de malária, e a realização de exames para tuberculose, bem como as condutas adequadas para o manejo e notificação da doença de Chagas.

Participantes do WorkShop e referências técnicas regionais - Foto: Micheli de Sousa

Outro aspecto ressaltado foi a relevância da coleta de amostras para envio à FUNED (Fundação Ezequiel Dias) de todos os pacientes com síndrome respiratória gripal. Esse procedimento contribui para melhorar o monitoramento e controle de possíveis surtos ou epidemias.

A troca de experiências e o debate entre os profissionais presentes enriqueceram ainda mais o evento, fortalecendo a rede de colaboração.

Para a referência técnica do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da GRS Unaí, Luciene Lourenço Mota, “a partir daqui poderemos desenvolver ações que irão agregar ao trabalho já realizado nos serviços de saúde dos municípios, por exemplo: os municípios que quiserem, poderão dar autonomia para o enfermeiro prescrever o protocolo de profilaxia antirrábica humana, facilitando o acesso da população a este serviço. Outro ponto importante a destacar é que, no período de inverno que nos aproximamos, em que as infecções respiratórias são mais comuns, poderemos aumentar o número de coleta de amostras de PCR para envio à FUNED, a fim de detectar os principais vírus respiratórios em nossa região e contribuir para otimizar os protocolos de tratamento das infecções respiratórias", disse Luciene.

Por GRS Unai