Entendendo a gravidade do cenário epidemiológico no município de Padre Paraíso, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) autorizou o envio de uma equipe da Força Estadual para auxiliar o combate às arboviroses. Com foco nas ações de manejo ambiental e controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti, aproximadamente dez agentes de campo estão na cidade até o dia 5 de maio.

Crédito: Fernando Velano

Durante o período de atuação, a equipe estadual junto com uma equipe municipal está realizando vistorias em domicílios para identificação e eliminação de focos do mosquito e, repassando orientações aos moradores sobre a doença, seus sintomas e riscos, o agente transmissor e medidas de prevenção.

De acordo com o Boletim Epidemiológico da SES-MG, publicado em 24 de abril de 2023, o município registrou 402 casos prováveis de dengue, 181 de Chikungunya e dois de Zika. Na publicação, nenhum óbito tinha sido registrado no município, mas o cenário já indicava preocupação, o que demandou ações imediatas como a solicitação de apoio por parte do estado.

O Secretário de Saúde de Padre Paraíso, Diogo Pereira dos Santos, explicou que desde o início do ano a equipe vem promovendo ações educativas sobre medidas preventivas contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti no município.

“Estamos em constante clamor pela população para retirar dez minutinhos do dia para a limpeza dos quintais, eliminando possíveis recipientes que possam acumular água”, declarou dos Santos.

Diogo ressaltou ainda a importância da presença da força estadual para auxiliar as ações executadas pelos agentes de endemias locais: “sabemos que a mudança frequente entre os agentes de endemias gera fragilidades no serviço. A Força Estadual veio para somar esforços, compartilhando ensinamentos sobre o fazer desses agentes no enfrentamento das arboviroses”.

Balanço parcial

Até a última quarta-feira, 3/5, foram vistoriados, em Padre Paraíso, 1.892 imóveis. Desses, 1075 pela Força Estadual, os demais em conjunto com a equipe local. Foram eliminados 138 focos do mosquito; retirados do ambiente cerca de 2 mil depósitos inservíveis; 247 caixas e tanques tratados; 31 pneus e várias sucatas de tanquinhos velhos, fogão, geladeiras abandonadas, entre outros, recolhidos.

Comitê Regional de Enfrentamento às Arboviroses

Para reforçar as ações realizadas pela equipe de campo em Padre Paraíso, membros do Comitê Regional de Enfrentamento das Arboviroses (CREA) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni realizaram uma visita técnica intersetorial no município, no dia 2 de maio.

A referência técnica em arboviroses da SRS de Teófilo Otoni, Rosiane Pessoa, detalhou as ações realizadas pela equipe da regional no município: “durante a visita, realizamos o monitoramento e avaliação da vigilância epidemiológica municipal, a citar, montagem de gráficos com incidência de casos, com tendência em diminuição de pessoas doentes; revisamos o fluxo na coleta de amostras; explicamos a importância do encerramento de casos no Sistema de Informações de Agravos de Notificação SINAN WEB; reunimos com equipe de campo; visitamos e avaliamos o fluxo de atendimento de casos em duas unidades básicas de saúde e no Hospital Nossa Senhora Mãe da Igreja”, explicou Rosiane.

Por Déborah Ramos Goecking

Enviar para impressão