O último informe epidemiológico não deixa dúvidas quanto à situação da dengue na cidade de São João Nepomuceno, zona da mata mineira. Mais de 500 notificações para a doença no município, que tem atualmente aproximadamente 26 mil habitantes.

Superintendente reforçando a parceria da SRS com a equipe municipal / Foto de Jonathas Mendes

Os números ficam preocupantes quando comparados aos do município de Juiz de Fora, a cerca de 65 quilômetros de distância. Bem maior, com quase 570 mil habitantes, Juiz de Fora registrou apenas 293 notificações até o fechamento desta reportagem, quase metade dos números de São João Nepomuceno. Cenário desafiador que exige ações imediatas e pontuais para conter o avanço da doença.

Para somar forças no combate à dengue e tirar São João Nepomuceno da situação emergencial, foi reunida uma equipe composta por colaboradores do estado para realizar ações em conjunto com os agentes municipais de endemias, uma ação promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) através da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora.

O superintendente da SRS Juiz de Fora, Renan Guimarães de Oliveira esteve na Secretaria Municipal de Saúde de São João Nepomuceno e conversou diretamente com os agentes, todo o núcleo de endemias, com a presença do Secretário Municipal, Edison de Souza Silva.

“O agente comunitário faz um trabalho imprescindível. Ele leva informação para o morador, observa os bons cuidados, os pontos de atenção e dá um feedback para que se aja de forma estratégica, pontual e assertiva. Essa é uma pequena força que se antecipa a fim de tentar controlar a situação", destacou Renan de Oliveira.

Houve também uma reunião com o Prefeito da cidade, Ernandes José da Silva, na qual foram reforçadas as medidas que estão sendo tomadas e a ajuda do estado em relação à alta dos casos.

O superintendente explicou que "a regional de saúde está dispondo de uma equipe que está aqui somando forças com a equipe de São João Nepomuceno. O trabalho será naqueles locais onde a gente tem uma maior preocupação e onde há um maior número de casos aparecendo. É importante que recebamos as equipes do município e do estado que vão orientar com relação aos casos, as áreas que podem ficar vulneráveis para o aparecimento do mosquito. Nesse período sazonal, São João Nepomuceno está num grau de alerta considerável, precisando de uma intervenção do poder público. E o estado está aqui presente para poder ajudar o município a conter esses casos".

Atuação local para combate à dengue

Em março, com a alta de casos, o município criou a "Central da dengue", um canal, através de Whatsapp e telefone, pelo qual a população pode denunciar focos do mosquito, passar informações e notificações de casos positivos de dengue, zika e chikungunya. Outras iniciativas como carro fumacê e parcerias com rádios e carros de som estão em andamento. Palestras também foram ministradas pelo setor de endemias com o objetivo de conscientizar mais pessoas.

Segundo o prefeito da cidade, os lotes sujos são os que apresentam maior risco de proliferação de larvas do mosquito Aedes aegypti. Os proprietários desses lotes, estão sendo notificados para que façam a limpeza dos locais, sob risco de multa em caso de  desobediência.

Atendimento para pacientes com dengue

A Coordenação Estadual de Atenção às Urgências e Emergências produziu uma nota técnica com as seguintes considerações: Os pontos de atenção da Rede de Urgência e Emergência – RUE devem garantir o atendimento com abordagem diferenciada para pacientes com dengue, chikungunya e Zika ou contar com dispositivos que garantam tempos mínimos de espera, hidratação imediata e vigilância constante pré e pós-atendimento pela enfermagem e/ou médico.

A Rede de Urgência e Emergência no Estado de Minas Gerais dispõe dos seguintes pontos de atenção:

• Unidades de Pronto Atendimento – UPA24h;

• Pronto Atendimentos Municipais;

• Portas de Urgência e Emergência Hospitalares.

O pronto-socorro de São João Nepomuceno fica no hospital São João. Além disso, na cidade tem uma Unidade Básica de Saúde (UBS), chamada Adil Pimenta, que ajuda a desafogar o atendimento do hospital.

Ações de combate a dengue

Dentre as medidas adotadas pela SES-MG no combate as arboviroses, destacam-se: publicação semanal de boletim epidemiológico com monitoramento de casos por município; a abertura de uma sala de situação com monitoramento diário; orientação, capacitações e apoio aos municípios, por meio da doação de itens, equipamentos e insumos; distribuição complementar de medicamentos; cessão de veículos; envio de materiais gráficos de campanhas e de cartão de acompanhamento dos pacientes.

A secretaria atua também de forma complementar nos municípios que apresentam risco alto ou muito alto para uma epidemia, com execução de ações de controle vetorial, mobilização e comunicação; qualificação e orientação das atividades da vigilância em saúde e assistência.

Ainda, conforme anúncio feito pelo Governo de Minas, as obras da Biofábrica Wolbachia devem começar neste semestre. Uma boa notícia, que traz esperança de que nos próximos anos as arboviroses representem apenas mais uma página virada na história da saúde mineira.

Dicas que valem vidas

• O quintal fica mais bonito sem lixo e entulho;

• Lixeiras sempre tampadas;

• Retire os pratinhos das plantas;

• Retire água acumulada na área de serviço;

• Caixas d'águas e tonéis devem ficar tampados;

• Lonas usadas para cobrir objetos devem ficar bem esticadas para não formarem poças d’água;

• Algumas plantas como a bromélia e a babosa devem ficar em local coberto;

• E a mais importante: a ação conjunta entre poder público e população é que fará a diferença no combate à doença.

Por Jonathas Mendes