Utilizar expressões artísticas para realizar Mobilização Social é uma das práticas mais eficazes para despertar a atenção do público para os temas da Saúde, como a prevenção da covid e o combate ao mosquito Aedes, vetor de doenças como a dengue e a zika. Diante disso, no último sábado (25), o município de Miradouro utilizou de recursos de resoluções SES-MG para realizar uma apresentação de teatro no programa Saúde na Escola.

A ação aconteceu na Escola Municipal Desembargador Alberto Luz, durante o sábado letivo. “Temos desenvolvido ações que envolvam a população em geral na prevenção e promoção da Saúde. Neste sentido, conseguimos contratar o grupo de teatro Pêra, de Cataguases, que trouxeram a temática da covid-19 e arboviroses de forma leve, descontraída e eficaz no sentido de educar para bons hábitos que garantam a saúde coletiva”, informou Rosemary Soares, referência técnica em Mobilização Social da Secretaria de Saúde de Miradouro.

Créditos: Cazé - Prefeitura de Miradouro

Resoluções SES-MG podem custear ações de Mobilização Social

Por meio das resoluções SES-MG, os municípios dispõem de recursos para ações estratégicas de Vigilância em Saúde, considerando a construção de um cronograma de atividades junto à população que coloque em evidência os temas da Saúde.

“Em setembro do ano passado, instituímos o “Grupo de Estudo das Resoluções SES que demandam Mobilização Social”, analisando 10 resoluções identificadas com indicadores de Comunicação/Mobilização Social e que dispõe de recursos de custeio para serem efetivadas. Ao final, trabalhamos uma oficina com cardápio de ações que foram elencadas de acordo com a proposta de cada resolução, de forma colaborativa e respeitando as características de cada município”, explicou Keila Lima, referência técnica em Mobilização Social da GRS Ubá.

O que foi estudado se mostrou possível de ser colocado em prática, tendo em vista que diversas secretarias municipais de Saúde utilizaram de recursos das Resoluções SES-MG para realizarem ações culturais, como Miradouro, Miraí, Muriaé e Guidoval.

O custeio da ação do último sábado em Miradouro foi possibilitado pelas Resolução SES/MG nº7.610/2021, referente a incentivo financeiro de cofinanciamento da Política Estadual de Promoção da Saúde. “Foi muito esclarecedor a iniciativa da GRS Ubá em nos proporcionar o estudo das resoluções. A partir dali, pudemos nos organizar a nível municipal para realizarmos ações que causam impacto e bem atrativas, como essa do teatro. E temos em mente e na agenda muitas outras possibilidades que iremos efetivar”, finalizou Rosemary Soares.

Por GRS Ubá

Enviar para impressão