A Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora, por meio do núcleo de Vigilância Epidemiológica tem buscado realizar ações para controle de arboviroses.
Para municípios em cenário de urgência e emergência são intensificadas as ações dos seguintes eixos, conforme o Plano Estadual de Arboviroses e risco identificado:

• Vigilância Entomológica e Controle Vetorial - estabelecimento de estratégias para o controle do vetor nos municípios;
  • Vigilância Epidemiológica - monitoramento das taxas de incidência das arboviroses semanalmente e busca de soluções de controle;
  • Educação médica continuada para suspeição, diagnóstico e tratamento oportuno dos casos;
  • Vigilância Laboratorial - investigação de casos suspeitos, realizando o envio de amostras para análise com o intuito definir um diagnóstico.
  • Assistência Farmacêutica - com a atenção às solicitações de medicamentos e insumos essenciais para os municípios, a fim de atender às demandas assistenciais oportunamente.

Divulgação: Banco de imagens Pixabay

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Cimara Vieira, detalha como estão sendo realizadas as ações: "É importante reforçarmos as ações de controle. Por isso, estamos fazendo o monitoramento do Cenário Epidemiológico, auxiliando na execução dos Planos Municipais de Contingência e supervisão de campo. Além disso, estamos recomendando a atuação conjunta das equipes de Vigilância Epidemiológica e da Atenção Primária à Saúde dos municípios", explicou.

Por Jonathas Mendes