Durante a reunião do Colegiado Intergestor Bipartite (CIB) Microrregional de Pirapora, realizada na última terça-feira (28/03/2023), na GRS Pirapora, foi apresentado o projeto Rede para o Enfrentamento da Obesidade e Doenças Crônicas em Minas Gerais, (RENOB-MG). 

Foto de Adriana Katia - projeto RENOB

O projeto RENOB–MG vem desenvolvendo ações para formação de gestores e lideranças para o aprimoramento das secretarias municipais de Saúde e das equipes multiprofissionais, a partir de metodologias ativas, na construção de uma linha de cuidado integral para prevenção, tratamento e controle da obesidade, da hipertensão e da diabetes.

Tariana Diniz, Gerente da GRS Pirapora, destacou que os gestores e profissionais terão a oportunidade de se qualificarem com uma agenda para o enfrentamento da obesidade e de suas consequências para a saúde. “A obesidade é um dos fatores de risco para inúmeras doenças crônicas como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer, além de problemas ortopédicos e transtornos emocionais”, enfatizou a Diniz.

O RENOB-MG é um projeto financiado pelo Ministério da Saúde e executado pelas instituições federais de ensino de Minas Gerais (Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Alfenas e Universidade Federal de São João Del Rei).

Thifani Laia, uma das responsáveis pelo projeto, disse que o objetivo do curso SALUS é promover a utilização das boas práticas referentes ao Modelo de Excelência em Gestão Pública para o manejo das Doenças Crônicas não Transmissíveis no âmbito da Atenção Primária.

 “Os municípios da regional de Pirapora foram selecionados para participar dos cursos de formação que são oferecidos para profissionais e gestores de saúde da Atenção Primária, sendo gratuitos e com emissão de certificado, que incluem a possibilidade do certificado para aperfeiçoamento (dependendo do número de cursos finalizados)”, finaliza Laia.

Informações:

Site do projeto: https://www.renobmg.ufv.br/

Rede social: https://www.instagram.com/renobmg/

Site para inscrição no curso: https://cursosalus.com.br/

 

 

Por Regional de Saúde de Pirapora