A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está recomendando aos municípios que a vacina Meningocócica C seja disponibilizada até o dia 30 de abril deste ano para a população ainda não vacinada, com idade a partir de 16 anos. Até então, a vacinação contra a meningite contemplava adolescentes e jovens adultos na faixa etária de 16 a 30 anos, trabalhadores da saúde, estudantes do ensino superior, técnicos universitários e todos os professores e trabalhadores da educação. A recomendação é aplicação de uma dose ou reforço, conforme a situação vacinal de cada pessoa.

A coordenadora de vigilância em saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, destaca que “a recomendação repassada aos municípios é de que a ampliação da vacinação para a população em geral não poderá impactar a oferta da vacinação de rotina, conforme está definido no Calendário Nacional mantido pelo Ministério da Saúde”.

A coordenadora também observa que o cartão de vacina do usuário deve ser avaliado antes da aplicação do imunobiológico, assim como as contraindicações e precauções para a administração da vacina em todos os públicos. No caso das crianças e adolescentes, pais e responsáveis devem manter a vacinação em dia conforme estabelece o calendário nacional, por meio do Programa Nacional de Imunizações coordenado pelo Ministério da Saúde.

Entre outras estratégias recomendadas aos municípios para o aumento da cobertura vacinal contra a meningite estão: integração dos processos de trabalho com os profissionais do Programa Saúde na Escola; planejar, caso necessário, a realização de vacinação em escolas do ensino médio, mediante aprovação dos representantes da comunidade escolar.

A ampliação do horário de funcionamento das salas de vacina no horário de almoço e nos finais de semana, além da utilização de postos fixos e volantes dentro das instituições de ensino superior, hospitais e demais estabelecimentos de saúde, também são outras estratégias recomendadas aos municípios visando alcançar os públicos prioritários de imunização contra a meningite.

A doença

Agna Menezes explica que a meningite é uma síndrome transmitida durante todo o ano, através das vias respiratórias, entre pessoas de todas as idades. Em geral, o quadro clínico é grave e pode levar o paciente a óbito. O sorogrupo do meningococo mais frequente no Brasil é o C, razão pela qual a vacina foi incluída em 2010 no Calendário Nacional de Vacinação pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Em 2022 o Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan), administrado pelo Ministério da Saúde, aponta que na área de atuação da SRS de Montes Claros foram notificados 15 casos de meningite. Desse total, sete casos foram notificados em Montes Claros e os demais foram registrados em: Claro dos Poções; Coração de Jesus; Taiobeiras e Vargem Grande do Rio Pardo.

Ainda em 2022 o Sinan registrou a ocorrência de três óbitos ocasionados por meningite na área de atuação da Superintendência Regional de Saúde. Os casos foram notificados em Montes Claros, Rio Pardo de Minas e Rubelita.

Por Pedro Ricardo