Na última quinta-feira, dia 23/03, a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) concluiu as aulas presenciais da Turma 01 da ação educacional de formação de instrutores de Tai Chi Chuan, realizada em parceria com o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG - Campus Sabará) e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Crédito: Divulgação

As aulas desta turma iniciaram em 07 de fevereiro deste ano e a capacitação contemplou profissionais que atuam nos polos da Academia da Saúde de Minas Gerais e teve uma carga horária de 70 horas/aulas. Nesta primeira turma serão formadas/os 24 profissionais, que atuam em Academias de Saúde dos seguintes municípios da macrorregião centro: Araçaí, Belo Horizonte, Caeté, Ferros, Fortuna de Minas, Funilândia, Florestal, Guanhães, Inhaúma, Jaboticatubas, Nova Era, Paraopeba, Pompéu, Quartel Geral, Santa Luzia, Sarzedo, Senhora do Porto, Sete Lagoas e Vespasiano.
De acordo com a Coordenação do curso, após o encerramento das aulas presenciais, será realizado um monitoramento remoto junto aos discentes para elucidação de dúvidas e troca de experiências sobre como tem sido a incorporação do Tai Chi Chuan no cotidiano de atuação nas Academias da Saúde. O monitoramento remoto será realizado em abril, por três dias e terá uma carga horária total de 6h.

A formação tem como objetivo contribuir com o fortalecimento das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) dos Polos da Academia da Saúde nos municípios mineiros e também formar profissionais de saúde para atuarem como instrutores de práticas corporais em Medicina Tradicional Chinesa (Tai Chi Chuan/Taiji Quan e Qi Gong) nos Polos do Programa Academia da Saúde, em Minas Gerais.

Estão previstas outras três turmas ainda para o ano de 2023 e a próxima se iniciará no dia 09 de maio, contemplando municípios das macrorregiões Jequitinhonha e Vale do Aço.

Novos saberes e práticas

De acordo com Fernanda Maciel, trabalhadora da ESP-MG e uma das coordenadoras da capacitação, o curso tem confirmado a importância de formações que sejam voltadas para as práticas corporais no âmbito do SUS, “especialmente valorizando práticas que tragam outras racionalidades médicas, como a da medicina tradicional chinesa, contemplada na Política de Práticas Integrativas e Complementares. A complexidade dos processos de saúde/doença exigem outros saberes, conhecimentos e tecnologias voltados à promoção da saúde, tais como aqueles presentes no Tai Chi Chuan”, explicou.

O interesse por outras práticas e saberes em saúde, foi o que motivou a profissional de Educação Física da Prefeitura de Belo Horizonte, Gabriela Fiuza Lage a realizar o curso. Ela que já atua há mais de 10 na saúde pública, conta que viu no Curso de Formação de Instrutores de Tai Chi Chuan uma possibilidade de aproximar a prática da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), com uma nova perspectiva de trabalho dentro da promoção de saúde. “Minha expectativa era alta, pois há muitos anos tenho me aproximado e me encantado pela MTC. No entanto, o curso superou minhas expectativas, pois em pouco tempo de prática já me sinto capaz de introduzir os conhecimentos na minha rotina de trabalho. A equipe que elaborou e executou o curso é muito qualificada e estavam sempre dispostos a sanar as dúvidas e atender as demandas que foram surgindo ao longo dos encontros”, relata.

A profissional de educação física também explica que a Prática regular do Tai Chi Chuan ajuda a promover o equilíbrio das funções do corpo humano, aumentando a força muscular, a flexibilidade, a circulação sanguínea, melhorando a postura e educando a respiração. Assim, ela entende que o curso possibilitou uma nova oportunidade de transmitir um conhecimento direcionado à melhora da qualidade de vida e saúde dos usuários que ela atende.

Tai Chi Chuan

O termo Tai Chi Chuan pode ser traduzido como: Tai Chi = Movimento do Universo e Chuan = Punhos/Luta, a Luta do Movimento do Universo, arte marcial chinesa cujos movimentos circulares e a respiração profunda e lenta proporcionam equilíbrio mental e físico. O Tai Chi Chuan é uma prática corporal coletiva de origem oriental que consiste em posturas de equilíbrio corporal e na realização de movimentos lentos e contínuos que trabalham, simultaneamente, os aspectos físico e energético do corpo. As práticas corporais da Medicina tradicional Chinesa, como o Tai Chi Chuan, estão associadas na prevenção dos principais fatores de risco para doenças crônicas com redução no peso corporal, diminuição da pressão arterial, triglicerídeos e colesterol total de seus praticantes.

 

Por Vívian Campos- ASCOM/ESPMG