Nesta terça-feira, 28, as novas instalações da Rede de Frio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, sediada na Avenida Deputado Esteves Rodrigues, 300 (Vila João Gordo), começou a entregar aos 54 municípios que integram a sua área de atuação a terceira remessa de 25.902 doses de vacinas bivalentes da contra a covid-19.

A dose desse imunizante é destinada à aplicação nos seguintes grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde: pessoas com idade a partir de 70 anos; profissionais que trabalham ou pessoas que moram em instituições de longa permanência com idade a partir de 12 anos; pessoas imunocomprometidas; integrantes de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas; pessoas com idade entre 60 e 69 anos; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência permanente.

Créditos: Pedro Ricardo

Outras 17.810 doses de imunizantes da Pfizer pediátrica destinadas a crianças nas faixas etárias de seis meses a quatro anos e de 5 a 11 anos também estão sendo repassadas às secretarias municipais de saúde. Dezoito municípios também estão recebendo 420 doses de vacinas da AstraZeneca, para aplicação da segunda dose em pessoas que aguardam o término do prazo para a conclusão do esquema primário de imunização.

Com a terceira remessa de vacinas bivalentes, imunizantes pediátricos da Pfizer e vacinas da AstraZeneca, os municípios que estão recebendo os maiores quantitativos são: Montes Claros (14.044 doses); Janaúba (3.564); Salinas (2.066); Porteirinha (1.876); Bocaiúva (1.741); Jaíba (1.476); Taiobeiras (1.355); Espinosa (1.351); Monte Azul (1.209); Coração de Jesus e Rio Pardo de Minas (1.089 doses para cada município) e Francisco Sá (1.041).

Com a chegada do outono, quando predomina o tempo seco e as temperaturas oscilam rapidamente com a aproximação do inverno, a enfermeira da Rede de Frio da SRS, Angra Camila Alves Pereira Andrade, reforça a importância de adultos e crianças serem vacinadas contra a covid.

“Nesta época do ano as doenças respiratórias predominam e pessoas com comorbidades e crianças com baixa imunidade constituem grupos de risco para o agravamento da situação de saúde, caso sejam acometidas pela covid. Daí a importância da vacinação, incluindo as doses de reforço recomendadas pelo Ministério da Saúde. Vacinada, mesmo que uma pessoa contraia covid terá reduzida a possibilidade de ter a situação de saúde agravada e necessitar de internação hospitalar”, pontua a coordenadora.

Por Pedro Ricardo

Enviar para impressão