O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, o médico Fábio Baccheretti, participou nesta quinta-feira da solenidade de apresentação do projeto Saúde em Rede BH: Gestão do Cuidado no Território. A solenidade realizada na sede da faculdade Faminas marcou a adesão do município de Belo Horizonte ao programa Saúde em Rede, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que busca a qualificação das redes de atenção à saúde com o objetivo de melhorar o acesso aos serviços.

Crédito: Fábio Marchetto

O Saúde em Rede é um processo de educação permanente que tem como propósito desenvolver a competência das equipes para o planejamento e organização da atenção à saúde com foco nas necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Baseando-se em diretrizes clínicas, de acordo com o Modelo de Atenção às Condições Crônicas, o projeto reúne um conjunto de ações educacionais, voltadas para o desenvolvimento de competências de conhecimento, habilidades e atitudes necessárias para a organização e qualificação dos processos assistenciais.

Seu objetivo é organizar as redes de atenção à saúde desde a Atenção Primária, passando pela Atenção Especializada e Hospitalar, a fim de promover um melhor serviço para a sociedade.

A 3ª Onda de Expansão do Projeto Saúde em Rede no estado de Minas Gerais teve início no dia 27 de outubro de 2022. Nessa fase, o programa atenderá mais 392 municípios. Ao todo, 851 municípios já aderiram ao projeto, que alcança assim todas as regiões do Estado.

Na solenidade, Bacheretti destacou a relevância do programa para a qualidade de vida da população. “O Saúde em Rede é muito importante e vai possibilitar a melhoria das condições de vida dos mineiros e mineiras. O SUS é muito valioso, mas a diferença do SUS do papel e o SUS real ainda é muito grande. O programa vem exatamente trazer uma solução para isso, na condução do paciente em diferentes níveis de atenção, com o posto de saúde sendo o local central de atendimento, com acolhimento e atendimento de forma humanizada. O projeto está no estado inteiro, com ganhos e melhorias de indicadores”, disse o secretário.

“A governança do SUS, com trabalhadores da saúde, usuários e gestores possibilita que todos possam atuar com um objetivo comum. Nós não precisamos pensar de forma igual, mas temos o mesmo objetivo que é construir um SUS de qualidade”, completou.

Além do secretário de Estado de Saúde, também participaram do evento a secretária Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Cláudia Navarro, e o representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Jurandir Frutuoso, entre outras autoridades.

Mais informações sobre o Saúde em Rede estão disponíveis em: www.saude.mg.gov.br/saudeemrede

Por Jornalismo SES-MG