Após quase um mês do início da campanha de vacinação com o imunizante bivalente contra a covid , a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora já distribuiu um total de 132.942 doses para os 37 municípios da área de abrangência.

Foto de Fabio Marcheto

O cronograma do Programa Nacional de Imunizações 2023, que prevê 5 etapas, já está na segunda. Nessa fase entram o grupo de pessoas entre 60 e 69 anos de idade, além imunocomprometidos a partir dos 30 anos, que são indivíduos com maior risco de desenvolver formas graves da doença.

A vacina bivalente oferece a proteção contra o vírus original da Covid-19, bem como a variante Ômicron, além de outras variantes. A tecnologia utilizada é a de RNAm, que codifica proteínas da cepa original de SARS-CoV-2, da B.1.1.529 (ômicron) e das variantes BA.4 e BA.5.

Renan Guimarães de Oliveira, superintendente da Regional, chama atenção para que as pessoas busquem a imunização: "A vacinação com a bivalente é importante para prevenir a doença e reduzir o impacto coletivo, seja no campo epidemiológico e assistencial, da doença.", reforça Oliveira.

A primeira fase  da campanha de intensificação da vacinação foi voltada para pessoas com 70 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

Para receber a vacina, a pessoa deve: estar vacinada com pelo menos duas doses dos imunizantes contra Covid-19; ter um intervalo de quatro meses entre as aplicações.

Pessoas que não fazem parte do grupo prioritário da nova campanha, que não iniciaram a vacinação ou que estão com o esquema primário de duas doses incompleto deverão completar o esquema vacinal já preconizado com as vacinas covid-19 monovalentes. A dose de reforço para pessoas que não estão no grupo prioritário será realizada com a vacina monovalente disponível no momento, conforme a recomendação vigente.

Por Jonathas Mendes

Enviar para impressão