Entre os dias 13 e 15 de março, uma equipe técnica da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina realizou visitas técnicas em três municípios da microrregião de saúde de Araçuaí - Virgem da Lapa, Araçuaí e Coronel Murta - para verificar as medidas adotadas no combate às Arboviroses, especialmente à dengue e à chikungunya, que vêm aumentando significativamente em todo o estado nos últimos meses.

Crédito: José Vicente

Durante as visitas, o coordenador do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi), José Vicente Honorato, e a referência técnica das Arboviroses da SRS Diamantina, Ana Elisa Oliveira Lima, se reuniram com gestores de saúde e com coordenadores das áreas de Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental, Atenção Primária, Comunicação e Mobilização Social para discutir as medidas de controle adotadas pelos municípios e avaliar se os fluxos estão de acordo com o previsto nos Planos Municipais de Contingência para o enfrentamento das Arboviroses urbanas /2023.

“Durante a visita, ficou evidente que a sustentabilidade das Arboviroses, principalmente da dengue, varia em cada território. Outro ponto relevante identificado foi que o setor de saúde, sozinho, não tem como solucionar a complexidade dos fatores que favorecem a proliferação do Aedes aegypti”, apontou Lima.

A visita técnica realizada pela SRS Diamantina tem como objetivo acompanhar de perto as ações executadas pelos municípios para garantir que sejam efetivas no controle das Arboviroses. "É fundamental que o estado e os municípios estejam alinhados e que todas as secretarias municipais incluídas no Plano Municipal de Contingência estejam em constante diálogo para atuarem de forma integrada e eficiente na prevenção e combate a essas doenças", destacou o coordenador da Nuvepi, José Vicente.

 Ação de controle da Leishmaniose Visceral

Durante a visita técnica, Gleice Kely de Souza, referência técnica para Leishmaniose Visceral e Tegumentar, Acidente Antirrábico e Animais Peçonhentos da SRS Diamantina, que também integrou a equipe da SRS Diamantina que se deslocou para a região, participou de uma agenda paralela de reuniões com profissionais da área hospitalar e com as referências técnicas municipais das vigilâncias ambiental e epidemiológica, na qual foram tratados assuntos relacionados ao controle da Leishmaniose na região.

 

 

Por Ricardo Maciel

Enviar para impressão