Com o objetivo de reforçar as ações de vigilância epidemiológica e de saúde contra a febre amarela, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros concluiu nesta sexta-feira, 24/03, a primeira etapa de capacitação de profissionais de saúde dos municípios de Mirabela, Coração de Jesus e São João do Pacuí. A segunda fase das ações continuará segunda-feira, 27/03, e prosseguirá até 31 março dando sequência ao trabalho de descentralização do Programa de Controle da Febre Amarela. O objetivo é agilizar a investigação da circulação do vírus da doença na região, quando primatas são encontrados mortos nas zonas urbanas e rurais.

SRS de Montes Claros: Profissionais de saúde de municípios que fazem divisa com Brasília de Minas participam de capacitação ministrada pela SRS

Em dezembro de 2021 a Fundação Ezequiel Dias (Funed) confirmou que um primata encontrado morto em Brasília de Minas foi acometido por febre amarela. Por esse motivo, a região limítrofe de Brasília de Minas está sendo priorizada pela SRS. As capacitações estão sendo conduzidas pelas referências técnicas da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, Bartolomeu Teixeira Lopes e João Bosco.

Com apoio dos gestores municipais, profissionais que atuam nos serviços de controle de endemias e de vigilância epidemiológica e de saúde de Mirabela, Coração de Jesus e São João do Pacuí estão participando de treinamento teórico e prático sobre coleta, armazenamento e transporte de vísceras de primatas para análise laboratorial. Os materiais recolhidos serão analisados em laboratório da Funed, em Belo Horizonte.

A descentralização do Programa de Controle da Febre Amarela foi iniciada no ano passado envolvendo municípios das microrregiões de Coração de Jesus e Salinas, com a participação de referências técnicas da SRS, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e do Centro de Controle de Zoonoses de Belo Horizonte. A previsão é de que, neste ano, o trabalho de descentralização do Programa seja implementado nas demais microrregiões de saúde da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde. Na primeira quinzena deste mês os municípios de Bocaiúva e Guaraciama foram contemplados pelo trabalho executado pela SRS.

Entre 2021 e 2022, dados da SES-MG revelam que 20 primatas foram encontrados mortos no Estado. Desse total, 17 casos ocorreram no Norte de Minas, distribuídos da seguinte forma: Brasília de Minas (8); Icaraí de Minas (4); Ubaí e São João da Lagoa (2 casos em cada município); Coração de Jesus (1 epizootia). As três epizootias restantes ocorreram em Belo Horizonte, Curvelo e Itapagipe.

VACINAÇÃO

Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de vigilância em saúde da SRS, destaca que “além da descentralização do Programa de Controle da Febre Amarela a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES–MG) está reforçando junto aos municípios a importância do aumento das coberturas vacinais contra a doença. Em caso de surto como o ocorrido entre 2016/2017, a vacina é o meio mais eficaz de proteção das pessoas”, observa a coordenadora.

Levantamento atualizado em 31 de janeiro deste ano pela SES–MG aponta que 35 municípios da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros estão com cobertura vacinal abaixo de 95% da população, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Outros oito municípios estão com cobertura vacinal entre 80% e 95%; nove localidades apresentam cobertura entre 50% a 80% e dois municípios estão com menos de 50% da população vacinada.

As recomendações de vacinação contra a febre amarela são as seguintes: criança com nove meses de vida, uma dose; crianças com quatro anos de idade, uma dose de reforço; pessoas entre 5 a 59 anos de idade, não vacinadas ou sem comprovante de vacinação, uma dose. A pessoa que recebeu uma dose da vacina antes de completar cinco anos de idade está indicada a tomar uma dose de reforço, independente da faixa etária.

Entre 1989 e 2023 foram notificados 1 mil 116 casos de febre amarela em Minas Gerais. Desse total, 384 pessoas morreram por causa da doença. O período em que o Estado registrou maior número de casos notificados e óbitos por febre amarela aconteceu entre 2016 e 2018. Ao todo foram registrados 1.006 casos da doença e 340 pessoas morreram.

Por Pedro Ricardo