As cidades de Ubaporanga, Ipaba, Entre Folhas, São João do Oriente e São Domingos das Dores, são os municípios que estiveram presentes nessa sexta-feira (17/03), no primeiro módulo do treinamento de descentralização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF).

O Componente é uma garantia do Sistema único de Saúde (SUS), do acesso ao tratamento de doenças raras por medicamentos, de uso crônico prolongado ou de baixa prevalência, de alto custo unitário, cujas linhas de cuidado estão definidas em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) publicados pelo Ministério da Saúde.

Segundo o farmacêutico Bruno Teixeira, da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, a descentralização é uma oportunidade de humanização do atendimento, já que “o processo redistribui a tarefa que hoje é desempenhada no Centro de Atenção Farmacêutica (CAF) para os municípios, e informatiza e torna os processos mais fáceis, práticos, e menos desgastantes para os usuários e para os municípios.”, pontuou.

Créditos: Lucas Alves

Após a descentralização das cinco cidades, em média, 335 pessoas passarão a receber atendimento nos municípios, contando com menos burocracia e mais agilidade no processo. Atualmente são 14 municípios da regional que já estão com o serviço de CEAF descentralizado. Açucena, Antônio Dias, Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Dom Cavati, Iapu, Inhapim, Joanésia, Mesquita, Periquito, Piedade de Caratinga, Pingo d’Água, São Sebastião do Anta e Vermelho Novo. Ao todo são cerca de 1083 pessoas atendidas em postos descentralizados.

Natália Gomes de Araújo é farmacêutica na cidade de Iapu, que está entre as 14 cidades já descentralizadas da regional, e esclarece que “o processo é imprescindível, e traz mais agilidade e envolvimento direto dos servidores com o paciente”, explicou.

Por Lucas Alves (estagiário sob supervisão)