Os municípios que compõem a Regional de Saúde de Alfenas participam, durante esta semana, de um treinamento para análise larvária. A capacitação foi realizada em parceria com a Regional de Saúde de Varginha, que cedeu o servidor Paulo Barbosa, supervisor de campo, para ministrar o treinamento. Além da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) que cedeu os laboratórios para as atividades na sede de Alfenas.

Foram convidados os responsáveis pela análise larvária no município, que irão replicar os conhecimentos aos colegas que atuam no enfrentamento de arboviroses nos territórios. O curso foi presencial, com duração de 18h. Os municípios foram divididos em duas turmas, sendo a primeira capacitada de segunda a quarta-feira e a segunda turma entre quarta e sexta-feira.

Créditos: Larissa Souza

A referência técnica em Arboviroses da SRS Alfenas, Larissa Ribeiro de Souza, explica que “o objetivo do curso é capacitar os agentes de combate às endemias para que eles consigam diferenciar as várias espécies de Aedes, como o aegypti e albopictus, e os diversos mosquitos como o culex, também conhecido como pernilongo. Com essa diferenciação os agentes podem realizar de forma mais adequada a análise das larvas que são coletadas nas atividades do LIRAa/LIA, ponto estratégico e tratamento focal, além de direcionar as ações mais adequadas para o combate ao vetor”.

O Levantamento de Índices do Aedes aegypti (LIRAa - LIA), identifica através de pesquisas por amostragem o percentual da presença de larvas do Aedes Aegypti em cada município. O mosquito Aedes aegypti é um vetor que pode transmitir arboviroses como: Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela.

Para o coordenador de epidemiologia do município de Campestre, Welinton Pinto, “as dúvidas em relação a morfologia e características larvárias foram todas sanadas, permitindo que o trabalho de análise alcance melhor qualidade”.

A diretora da faculdade de ciências farmacêuticas da UNIFAL, Maria Rita Rodrigues, acompanhou parte do treinamento e enalteceu a parceria entre regionais de Saúde, universidade e municípios, se colocando à disposição para contribuições acadêmicas que auxiliarão a região.

Por Thayane Viana

Enviar para impressão