Nesta quinta-feira, 16/03, a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais, ESP-MG, e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, SES-MG, lançaram o livro “Escritas e Vivências nos Centros Estaduais de Atenção Especializada de Minas Gerais”, em formato digital. A publicação retrata, com olhar ampliado, histórias de serviços, profissionais e usuários na atenção especializada do Sistema Único de Saúde – SUS, no estado.

Crédito: Jean Alves

O livro é uma produção com o Selo da Editora ESP-MG, com editoração e organização realizadas por equipes da Escola e autoria dos textos e capítulos das trabalhadoras e trabalhadores da SES-MG, atuantes em 25 Centros Estaduais de Atenção Especializadas - CEAE e também na Coordenação de Atenção Especializada Ambulatorial - CAEA.

Participaram da mesa de abertura do lançamento: o Superintendente de Educação e Pesquisa da ESP-MG, Paulo Mendes; a Superintendente de Redes de Atenção à Saúde da SES-MG, Amanda Guias S. Silva; a Diretora de Ações Especializadas da SES-MG, Fernanda Vilarinho Jorge; e a Coordenadora de Atenção Especializada Ambulatorial da SES-MG, Tâmara Souza.

Para Paulo Mendes, publicações como esta são fundamentais para o registro histórico das experiências no trabalho em Saúde: “Estas obras marcam gerações, parabenizo e agradeço a todos os organizadores e autores por mais esta bela e importante contribuição para o acervo da Saúde Pública Mineira”, enfatiza.

Amanda Guias agradeceu a importante parceria com a ESP para o lançamento do livro e disse que a publicação permitiu compartilhar o registro das vivências no território e nos serviços. “Essa publicação dá luz ao trabalho e à importância que o CEAE tem na vida da população que precisa do SUS. Estou muito feliz, esse livro vai ser muito importante para SUS e para fortalecermos os CEAEs e a Atenção Especializada em nosso estado”, completa.

Após a mesa de abertura, os autores do livro, trabalhadores dos CEAEs/SES de diversos territórios do estado, contaram suas experiências com o trabalho e com a escrita. Foi um momento emocionante e também de orgulho pela produção da publicação.

Para encerrar a manhã, os presentes participaram de uma palestra com tema: “Possibilidades e desafios para o fortalecimento dos Centros Estaduais de Atenção Especializada de Minas Gerais, na Perspectiva do trabalho em rede”, conduzida por Wagner Fulgêncio, da Coordenação Materno Infantil da SES, que gerou um excelente debate entre convidado e demais trabalhadores.
Ao longo dos 28 capítulos, o livro conta, sobretudo, histórias de vidas, sobre alegrias, trabalho, luto, medo, vínculo, morte e nascimento. Relata como ações do cotidiano podem mudar formas de pensar e multiplicar conexões entre profissionais, usuários e serviços do Sistema Único de Saúde – SUS, nos mais diversos territórios mineiros.

Acesse o livro digital, para leitura ou download, aqui:

Trabalho, Escritas e Vivências:

No segundo momento do lançamento, após a abertura institucional, autoras e autores do livro compartilharam um pouco das experiências vividas no processo de produção da escrita da publicação.
Tatianna Mendes, referência da Coordenação de Atenção Especializada Ambulatorial da SES-MG (CAEA), relembrou que a primeira conversa sobre a possibilidade de escrita de um livro surgiu em um encontro com servidoras da ESP-MG numa viagem da 1ª onda do Saúde em Rede (importante projeto Estruturador da SES, em parceria com a ESP). Enfatizou ainda, que, por meio das viagens e os encontros no território, foi possível reconhecer o trabalho para além das metas e indicadores. “Foi uma experiência fantástica. Vocês, dos CEAEs, conseguem fazer muito além do que conseguimos ver só pelos números. Nós escrevemos um capítulo sobre a CAEA e outro sobre as vivências nessas viagens pelos territórios, e isso foi um divisor de águas na minha carreira, foi uma experiência transformadora. Obrigado a vocês e a ESP por esta oportunidade”, disse.

Os autores, ao compartilharem suas experiências, relataram o trabalho no CEAE, os desafios da escrita, do serviço e do quão gratificante é poder construir e compartilhar as vivências do trabalho na atenção especializada no SUS. Falaram sobre o comprometimento das equipes no território e do apoio, orientação e suporte dos trabalhadores da ESP, organizadores da publicação, na escrita das experiências.

“Estou emocionada de poder viver esse momento hoje, lançar um livro que conta das nossas vivências. Não vou dar spoiler, para que vocês leiam, mas nós contamos a história de uma criança diabética que comoveu todo o serviço e nos fez ter um olhar diferenciado para o todo, não só para a doença. Um agradecimento especial à equipe da ESP, que nos presenteou com esse acolhimento, nos ajudou a construir a pauta, a transcrever nossa história para o papel. Pois é um desafio, conciliar todas as nossas atividades com a escrita. Valeu, vocês são demais”, enfatizou Miria Hollerbach, do CEAE de Teófilo Otoni.

“Nós viemos de uma realidade, no vale do Jequitinhonha, de um IDH ruim e conhecido como o vale da pobreza. E nós contamos duas experiências no livro, uma sobre a hipertensão e a outra sobre saúde da mulher e da criança, para uma mudança de concepção em relação a esse preconceito, nós quisemos mostrar que como um serviço organizado pode mudar até as piores realidades. Nosso agradecimento à ESP-MG pelo profissionalismo, vocês são pessoas extremamente didáticas, nos orientaram de forma diretiva para a escrita, e também à toda equipe da CAEA/SES por todo apoio”, disse Juliana Reis, do CEAE de Diamantina.

“Quero agradecer a oportunidade de poder compartilhar um pouco de todo o trabalho que realizamos no CEAE, por uma ótica diferenciada. Duas coisas ficaram para gente: a força motriz de tudo que a gente faz precisa da vontade e do apoio. Estamos emocionadas de termos contado essa história sobre o direito de ser mãe, de uma usuária com todo um histórico desfavorável, HIV, Sífilis, uso de álcool e outras drogas... e que nós acolhemos e apoiamos. E assim é com o nosso trabalho, muito obrigado pelo apoio de vocês para o desenvolvimento do nosso trabalho e por estarmos aqui hoje”, emociona-se Luciane Passos, CEAE de Frutal.

“Eu trabalho no CEAE desde 2008, sou apaixonada pelo serviço. O tema do capítulo se chama transformação, vocês vão ler e entender.  É a história de um paciente que acessou o serviço como mulher, mas que, na verdade, é um homem trans. E ainda é um desafio  para o serviço atender a população trans. Foi uma experiência única, que me fez entender que a gente atende pacientes para muito além dos problemas de saúde, isso que vocês irão ler na história,  o que é saúde pública de verdade. Obrigada!”,  disse Karina Barbosa, CEAE de Januária.

Fernanda Maciel, trabalhadora da ESP, contou um pouco da experiência da equipe de organizadores sobre a escrita da publicação: “É muito bonito ver todo o orgulho que vocês sentem pela escrita e lançamento do livro. Para nós da escola, que estivemos como organizadores: eu, Adriana, Juliana, Thaís, Rodrigo e Amanda, é importante mostrar como foi esse processo de construção. Os contatos que tivemos com os profissionais dos CEAEs nos fizerem perceber muitas experiências bonitas e interessantes no trabalho e nós achamos importante potencializar esse intercâmbio de experiências”.

Falou, também, sobre a importância de mostrar para a população o trabalho realizado no SUS e na atenção especializada e de valorizar saberes construídos na prática. “Nós queríamos registrar e dar visibilidade para o trabalho que vocês fazem. No geral, no serviço, temos pouco tempo para escrever, pois é preciso parar e refletir sobre. Importante valorizar esse saber que vem da prática, pois ele é único, o saber do dia a dia. E isso precisa ser compartilhado com quem não está no serviço. E nós realizamos as oficinas e desenvolvemos as estratégias de apoio para ativar as memórias, os afetos e despertar todo o potencial criativo de vocês, autores. Foi uma construção conjunta para avançar na escrita, trazer as falas para o papel e fecharmos os capítulos. O livro emociona, nos toca, está muito bonito, vocês irão gostar”, completou.

Por Jean Alves - ASCOM ESP-MG