A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais iniciou no dia 15/03, no Centro Glorieux, na Praça da Igreja Matriz do município de Joaíma, na região do Vale do Jequitinhonha, uma Força Estadual de Enfrentamento às arboviroses, que conta com a participação três municípios (Joaíma, Itinga e Jacinto).Reunião Força Estadual / Fotos: Frederico Lúcio de Carvalho

A ação conjunta entre estado e municípios, terá continuidade até o dia 22/03, e tem como objetivo reduzir os casos de dengue e chikungunya por meio da intensificação de ações de combate ao Aedes aegypti.

Cerca de 20 agentes de endemias da Força Estadual se juntarão aos agentes municipais de saúde para realizar visitas domiciliares, remover focos do mosquito Aedes aegypti, fazer aplicação de larvicida e ações educativas de conscientização junto à população.

O diretor da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul, Marcelo Barbosa Alves, destacou que a última força tarefa realizada no município de Almenara, no início deste ano, trouxe resultados muito positivos, com uma redução no número de notificações por arboviroses. Desde então, algumas estratégias vêm sendo adotadas, como a intensificação do trabalho realizado em âmbito regional.

“Composta por uma equipe multiprofissional, a Força Estadual tem como objetivo fortalecer as ações e serviços de saúde de enfrentamento as arboviroses, tendo como estratégia trabalhar os quatro eixos do plano de contingência estadual de enfrentamento as arboviroses, sendo eles: assistência, vigilância, controle do vetor e comunicação e mobilização social. Importante destacar que esse último eixo é fundamental para conscientizar a população sobre os cuidados necessários para termos resultados efetivos”, enfatizou Alves.

Para a referência técnica em Arboviroses do Núcleo de epidemiologia da GRS Pedra Azul, Davidson Castro, a Força Estadual realiza um trabalho de cooperação junto aos municípios que é fundamental para a proteção da vida das pessoas.

"Esta ação conjunta é de fundamental importância uma vez que estamos vivenciando uma grande epidemia de chikungunya em nossa região, o que tem afetado a vida das pessoas e consequentemente os serviços de saúde", relatou, Castro.

O Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika da SES-MG pode ser acessado neste link.

Por Allan Gomes Campos

Enviar para impressão