Seguindo o conceito do Projeto Saúde em Rede, de desenvolver as competências das equipes de saúde para o planejamento e organização da atenção à saúde no âmbito do SUS, nos dias 08 e 09 de março foram promovidos, na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), no Campus Varginha, dois cursos. Chamados de cursos curtos, as atividades foram voltadas para os tutores dos municípios das microrregiões de São Lourenço, Três Corações, Três Pontas e Varginha.

O primeiro tema trabalhado, a Promoção à Saúde, contou com a condução das referências técnicas de promoção à saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Paula Sousa Oliveira e Bárbara Zanette Reis. História, concepções, práticas e determinantes sociais da saúde foram abordados ao longo do dia, bem como foram feitos encaminhamentos relativos ao assunto, e experiências exitosas de Promoção à Saúde, ao longo do Estado, foram exibidas.

Créditos: Tânia Correa

Para Paula, uma ação importantíssima que deve ser adotada como rotina entre as equipes de saúde é o registro das ações de promoção à saúde. “Os municípios precisam se fazer conhecer, não somente para atingir metas e recursos, o que é importante, mas para conseguir permitir uma mensuração da realidade.” Paula ainda reforçou que, dentro da construção social da Atenção Primária à Saúde, “cada estratégia tem um por quê e uma forma de alcance”, por isso a importância do planejamento e do registro.

O segundo dia de curso, voltado para a Segurança do Paciente, foi guiado pelas técnicas do Núcleo de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Varginha (SRS). “O objetivo central do dia de hoje é promover uma sensibilização, um olhar para a segurança do paciente e como conduzir esta prática na Atenção Primária”, afirmou Marianne Sardenberg, Analista Regional do Projeto Saúde em Rede para a SRS Varginha.

Conceitos como planificação, organização do cuidado com foco na cultura de segurança, culpabilização e sensibilização foram amplamente trabalhados neste módulo, com base nas Resoluções vigentes, como a RDC nº 36, de 25 de julho de 2013 que institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde.

A Terceira Onda

A reorganização dos processos de trabalho propostos pelo Saúde em Rede, no que tange à Atenção Primária à Saúde e Ambulatorial Especializada, foi iniciada na SRS Varginha quando, na 1ª onda do Projeto, em 2021, foi implantado na microrregião de Lavras. Foram obtidos excelentes resultados, e atualmente o projeto nesta micro encontra-se em expansão – as Unidades Laboratórios estão replicando o projeto para as Unidades de Saúde.

Nesta terceira onda, a SRS participa através da implantação do projeto nas demais 4 microrregiões que participaram dos cursos curtos.

Na SRS Varginha, 5 analistas estão encaminhando o projeto para a Atenção Primária e Especializada dos 40 municípios que participam atualmente. Caroline Amaro, Eliane Fornazari, Luana Sousa, Luciana Pereira e Tatiana Pessoa são servidoras do Núcleo de Atenção à Saúde.

“É fundamental que os profissionais de saúde entendam a importância de desenvolver suas atividades assistenciais embasadas nas legislações vigentes apresentadas pelo projeto, de modo a garantir aos usuários uma assistência segura e de qualidade”, ressaltou uma das analistas do projeto na SRS Varginha, e servidora do Núcleo de Atenção à Saúde, Eliane Fornazari.

Por Tânia Corrêa