A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está lançando o "Guia Covid-19", publicação que traz diretrizes gerais sobre o enfrentamento à doença, identificação e reação em caso de eventuais surtos, bem como recomendações em um cenário de pós-pandemia. O documento pode ser acessado por meio deste link.

Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Eduardo Campos Prosdocimi, o guia reúne a experiência da secretaria na prevenção, diagnóstico e tratamento da covid acumulada desde a descoberta da circulação do vírus no estado, em março de 2020. “O guia é um consolidado de informações que orienta e auxilia no processo de contínuo enfrentamento da covid-19, por meio dos aprendizados adquiridos pelas áreas técnicas da SES-MG nos anos de pandemia”, explica Prosdocimi.

“Esse documento é muito importante para o entendimento de informações e protocolos sobre a doença para profissionais de saúde e de ensino”, completa o subsecretário, que destaca as informações compiladas, como diretrizes sobre o isolamento e quarentena de casos e contatos, atendimento a pacientes com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave e covid-19 nas Unidades de Terapia Intensiva, assistência a gestantes e puérperas, além de orientações sanitárias para atividades escolares, entre outras.

O documento também apresenta informações específicas da doença, como as características gerais da covid-19, manifestações clínicas, diagnóstico laboratorial e medidas de prevenção e controle.

Por fim, o guia elenca os setores da SES-MG que participam diretamente do enfrentamento à covid-19, destacando a vigilância epidemiológica, a organização da rede de atenção à saúde (RAS) e a regulação assistencial no fluxo de urgência e emergência.

A ficha técnica do guia é composta pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti Vitor; o secretário de Estado Adjunto de Saúde, André Luiz Moreira dos Anjos; a chefia de gabinete, Marina Queirós Cury; o subsecretário de Vigilância em Saúde, Eduardo Campos Prosdocimi; a subsecretária de Atenção à Saúde, Camila Moreira de Castro e a subsecretária de Regulação do Acesso a Serviços e Insumos de Saúde, Juliana Ávila Teixeira.

Por Jornalismo SES-MG