Os tutores dos 24 municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas participaram, nos dias 7 e 8 de março, dos cursos da 3ª etapa preparatória do projeto Saúde em Rede.

No primeiro dia foram abordadas as ações de promoção à saúde, com a participação de Paula Souza Oliveira e Barbara Quintela Zanette Reis, referências técnicas da Diretoria de Promoção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). No segundo dia foi abordada a segurança do paciente, pelas analistas regionais de Saúde em Rede e referências técnicas da SRS Alfenas em promoção à saúde, Emily Rezende Avelar e Juliana Aparecida Pacheco Moreira.

Créditos: Thayane Viana

Emily destacou que são dois temas muito importantes e frequentes no cotidiano do trabalho. “A promoção à saúde precisa ser priorizada no contexto da Atenção Primária e especializada, considerando que é a base do modelo de atenção focado no usuário, pois através da promoção torna-se possível o empoderamento do indivíduo e a mudança de hábitos e atitudes na busca por uma vida mais saudável”, frisou ela.

Sobre a segurança do paciente, ela ressaltou que “essa temática perpassa todas as ações e procedimentos em saúde, pois tem o objetivo de reduzir e prevenir a incidência de eventos adversos relacionados à assistência nos serviços de saúde. A atitude para a segurança do paciente repensa os processos assistenciais com a finalidade de identificar a ocorrência de falhas antes que causem danos aos pacientes na atenção à saúde ``, complementou Emily.

As primeiras etapas do projeto na Regional de Alfenas ocorreram em novembro de 2022. Nelas foram definidos os tutores municipais e explicados os objetivos e etapas do projeto. Os tutores que participam dos cursos nesta terceira etapa serão responsáveis por replicarem os conhecimentos nas unidades básicas de saúde em seus municípios.

“Queremos despertar a reflexão em cada tutor, para que analise dentro da sua unidade de saúde como os atendimentos estão sendo feitos e o preparo da equipe. Já que vocês estão na ponta e conhecem a realidade do seu território. Precisam ter sempre o olhar crítico e reflexivo para olhar as necessidades, condições socioeconômicas, culturais e ambientais dos pacientes e definir a forma mais eficaz de cuidado”, enfatizou Paula.

O projeto

O Saúde em Rede é um processo de educação permanente que tem como propósito desenvolver a competência das equipes para o planejamento e organização da atenção à saúde com foco nas necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Baseando-se em diretrizes clínicas, de acordo com o Modelo de Atenção às Condições Crônicas, o projeto reúne um conjunto de ações educacionais, voltadas para o desenvolvimento de competências de conhecimento, habilidades e atitudes necessárias para a organização e qualificação dos processos assistenciais.

Seu objetivo é organizar as redes de atenção à saúde desde a Atenção Primária, passando pela Atenção Especializada e Hospitalar a fim de promover um melhor serviço para a sociedade e gerar mais valor ao cidadão.

Por Thayane Viana