Nesta quarta-feira, dia 08 de março, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia promoveu uma oficina de mobilização social para os técnicos municipais da Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária para discutir sobre as propostas para melhorar a articulação da rede e buscar parcerias. O evento contou com a representatividade de treze municípios da região e da referência técnica em mobilização social da SRS Uberaba.

A assessora de comunicação social da SRS Uberlândia, Lilian Cunha, explicou a importância da articulação entre os setores da saúde, dos demais órgãos públicos e representantes da sociedade civil organizada. “As ações de Promoção e Vigilância em Saúde devem ser planejadas e desenvolvidas ao longo do ano, como também enfatizar o reforço nas datas comemorativas. Além do registro, é preciso monitorar e avaliar as ações de saúde para buscar a melhor forma de incentivar uma vida saudável dentro do território”, disse a assessora.

Créditos: Clara Facchin Fonseca

Os municípios de Monte Alegre de Minas, Nova Ponte e Araporã apresentaram os trabalhos que são desenvolvidos com relação ao combate às arboviroses na escola, promoção à saúde e uso das redes sociais na divulgação de ações e campanhas de saúde.

A coordenadora da Atenção Primária de Indianópolis, Tainara Miguel, falou sobre sua experiência na reunião. “A oficina foi muito importante para a comunicação entre os municípios. Tivemos trocas de experiências, a oportunidade de esclarecer algumas dúvidas e receber sugestões agregadoras. É um grande apoio para todos os municípios”, destacou a coordenadora.

Por Clara Fonseca, estagiária sob supervisão