A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Coordenação de Vigilância das Arboviroses (CVARB), realizou nesta quarta-feira, 08/03, uma capacitação em manejo das arboviroses urbanas para profissionais de saúde dos 18 municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia.
Durante o evento online, a equipe de investigação do óbito da CVARB abordou sobre o manejo clínico da dengue, zika e chikungunya, critérios de definição de caso suspeito e notificação, sinais de alarme e gravidade, exames laboratoriais e critérios de encerramento dos casos e óbitos.

Jéssica Silva, referência técnica em arboviroses da SRS Uberlândia, destacou que o treinamento foi assertivo e em tempo oportuno. “Estamos num período crítico da sazonalidade das arboviroses, e a CVARB nos apoiou com uma equipe de dois médicos e uma enfermeira para capacitar os profissionais de saúde da nossa região, que por sua vez, irão replicar o conteúdo nas Unidades de Saúde”, disse a referência técnica regional.

10.03 SRS Uberlandia

A médica infectologista da SES-MG, Tânia Marcial, observou que é de extrema importância a aplicação do protocolo e identificar os sintomas para distinguir as arboviroses, bem como atentar para os sinais de alarme ou de gravidade e atendimento dos grupos de risco. “Para a dengue, a Unidade de Saúde deve reforçar a questão da hidratação, preencher o cartão com os sinais vitais e exames laboratoriais, pois em caso de necessidade de retorno, em outro serviço ou mesmo nos plantões noturnos e nos finais de semana, é possível acompanhar a evolução clínica do paciente”, disse a médica.

Marcial também pontuou as peculiaridades da chikungunya e zika. “Para a chikungunya, atentar para o questionário da dor dos pacientes e encaminhar para o tratamento adequado, evitando assim, sequelas que perduram para o resto da vida”. Quanto à zika, a infectologista lembrou aos profissionais sobre os cuidados diferenciados em gestantes e casais que planejam engravidar. “O período da viremia dura até três meses após o paciente contrair a doença. Tanto o homem, quanto a mulher devem evitar a gravidez neste período por conta da microcefalia na criança”.

Suely Lima Dias, referência técnica do óbito da CVARB, relatou ser fundamental a atualização profissional conforme a edição atualizada do Guia de Vigilância em Saúde e a Nota Técnica da SES-MG de 2023 referente a notificação, investigação e encerramento de óbitos por arboviroses. “Preencher a ficha de notificação de forma correta e sem faltar dados, coleta da amostra em tempo oportuno e exames laboratoriais são extremamente necessários para o encerramento do caso e nortear as ações da vigilância epidemiológica”, concluiu.
A SES-MG também disponibiliza gratuitamente no ambiente AVA, uma capacitação sobre manejo clínico. Clique aqui para acessar.

Cenário das arboviroses em Uberlândia e região

Dados divulgados no último Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika de 06/03, em 2023, os 18 municípios da região já notificaram 5.259 casos prováveis (casos notificados exceto dos descartados) de dengue e três óbitos. São 19 casos prováveis de chikungunya e 2 casos prováveis de zika.

Por Lilian Cunha