Nesta quinta-feira, 9 de março, data em que se comemora o Dia Mundial do Rim, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-M) faz um alerta para os cuidados necessários para prevenir a doença renal crônica (DRC), perda constante e irreversível das funções dos rins.

Consiste em qualquer tipo de lesão renal que tenha seu quadro piorado ou mantido durante três meses sem sinalizar melhora. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a doença acomete um a cada dez adultos e as complicações aparecem em todas as idades, principalmente em pessoas acima dos 50 anos. Suas causas mais comuns são a hipertensão e a diabetes, mas alguns medicamentos, se usados por muito tempo, também podem causar a doença, especialmente analgésicos e anti-inflamatórios.

Daniela Vasconcelos, referência técnica da Diretoria de Promoção da Saúde, destaca alguns cuidados que devem ser tomados para a prevenção da DRC. “Adotar hábitos saudáveis, como tomar bastante água; ter uma alimentação saudável, evitando consumo excessivo de sal, açúcar e gorduras e os alimentos ultraprocessados; ter uma vida mais ativa e praticar exercícios físicos regularmente são hábitos importantes para se evitar a doença renal crônica. Além disso, é de extrema importância o controle da diabetes e da pressão arterial e a realização periódica do exame de creatinina, que avalia se os rins estão funcionando adequadamente”, explica.

O tabagismo é outro importante fator de risco para doença renal crônica e prejudica não apenas a saúde de quem fuma, mas daqueles que estão involuntariamente expostos à fumaça. Também referência técnica da Diretoria de Promoção da Saúde, Cristiane Tomaz ressalta que 845 municípios mineiros oferecem tratamento a fumantes, por meio do Programa Nacional de Controle do Tabagismo. “O tratamento para pessoas tabagistas é ofertado prioritariamente nas Unidades de Atenção Primária à Saúde. O usuário deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde da sua cidade para saber sobre os locais que oferecem o serviço. Parar de fumar é sempre a melhor escolha”, salienta.

As técnicas alertam ainda que a doença renal crônica geralmente tem uma progressão lenta e assintomática e muitas vezes é diagnosticada já em estágio avançado. Mas, embora não tenha cura, pode ser controlada ou retardada na maioria dos casos, por meio de medicamentos, diálise ou transplante renal.

Minas Gerais - Em 2022, foram realizadas mais de 3,3 milhões de sessões nos 83 estabelecimentos habilitados como Atenção Especializada em DRC com Hemodiálise e Atenção Especializada com Diálise Peritoneal em Minas Gerais, e 669 transplantes de rins, sendo 151 de doações entre vivos.

Já no âmbito do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), estratégia de acesso a medicamentos do SUS em nível ambulatorial, a Farmácia de Minas entregou, em 2022, mais de três milhões de unidades de medicamentos para o tratamento da Anemia na DRC e do Distúrbio Mineral Ósseo na DRC, como alfaepoetina, calcitriol, cinacalcete, desferroxamina, paricalcitol, sacarato de hidróxido férrico e sevelâmer.

Investimentos -Em 30 de dezembro de 2021, a SES-MG transferiu o total de R$ 29 milhões a 59 municípios mineiros, para fomento à ampliação das vagas de hemodiálise nos serviços habilitados em Atenção Especializada em Doença Renal Crônica (DRC) com Hemodiálise.

Já em 2022, foram habilitados pelo Ministério da Saúde novos serviços de tratamento dialítico nos municípios de Minas Novas (Hospital Doutor Badaró Júnior), na macrorregião de saúde Jequitinhonha, e Timóteo (Centro Avançado em Saúde Timóteo), no Vale do Aço.

Para 2023, está previsto o fomento para habilitação de estabelecimentos em Atenção Especializada em Doença Renal Crônica (DRC) nas microrregiões de saúde que possuem vazio assistencial. 

Por Jornalismo SES-MG