Na última terça-feira, 07/03, o município de Ubá sediou o 1º Encontro dos municípios consorciados ao Consórcio Intermunicipal para Gerenciamento da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião Sudeste e Macrorregião Leste do Sul (Cisdeste)/SAMU-192, em evento que oficializou a posse do presidente, diretoria e membros do Conselho Fiscal. O Cisdeste é um consórcio 100% público, tripartite, que reúne 146 municípios do estado de Minas Gerais em prol do atendimento regionalizado de Urgência e Emergência, e viabiliza a locomoção do paciente ao hospital de referência mais próximo através do SAMU-192.

O prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho, foi reeleito para o cargo de presidente e falou sobre a ampliação da área de abrangência do SAMU-192. “Efetuamos a ampliação do Cisdeste, que passou a atender a macrorregião de Saúde Leste do Sul em 2022, além da macro Sudeste, onde tudo começou. Isso significa mais equipes e ambulâncias salvando vidas, estabilizando os pacientes e encaminhando para os hospitais de referência. Isso tudo aumenta as chances de recuperação e é um grande serviço prestado à população”, afirmou.

Créditos: Keila Lima

Segundo o dirigente da Gerência Regional de Saúde de Ubá, Franklin Leandro Neto, Ubá sempre teve um papel muito relevante na história do SAMU-192 na região. “Foi aqui que foi realizada, em 2012, a primeira reunião para discussão da implantação do serviço, contando com representantes de Juiz de Fora, Leopoldina e Manhumirim. Neste momento, em que o Governo de Minas prioriza a cobertura do SAMU-192 em todo estado, observamos avanços importantes”, ressaltou Franklin, que no evento representou o Secretário de Estado de Saúde, Fábio Bacchereti.

Cisdeste

O Consórcio Intermunicipal para Gerenciamento da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião Sudeste e Macrorregião Leste do Sul, o Cisdeste, gerencia o serviço de atendimento móvel de urgência e emergência, o SAMU–192. Sua área abrange 146 municípios, com 32 hospitais pertencentes à rede, todos capacitados para o atendimento aos pacientes transportados por nossos veículos.

A macrorregião Sudeste tem duas ambulâncias de Unidade de Suporte Avançado (USA) em Juiz de Fora, mais 37 Unidades de Suporte Básico (USB) distribuídas em municípios da região. Já a Leste do Sul conta com quatro USA, sendo uma em Ponte Nova, uma em Viçosa e duas em Manhuaçu, além de 19 USB nos demais municípios da região.

Por Keila Lima

Enviar para impressão