Nesta semana, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) realizou o lançamento de um livro que traz, de forma simplificada e leve, informações sobre o mundo das serpentes. Este é o primeiro fascículo da série “O Fantástico Mundo dos Animais Peçonhentos”. Intitulado “Serpentes: características, história natural e reconhecimento de espécies peçonhentas de Minas Gerais”, o livreto foi organizado pela equipe do Serviço de Coleção Científica e Popularização da Ciência (SCCPC), da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Funed.

09-03-animais peconhentos

O projeto é de autoria da pesquisadora do SCCPC, Flávia Cappuccio de Resende, e tem o objetivo de divulgar informações científicas sobre esses animais ao público não especializado e aos interessados pelo tema. “A ideia para elaboração dessa série de livros surgiu no início de 2022. Os acidentes por animais peçonhentos ainda são um problema de saúde pública no Brasil, afetando mais de 100 mil pessoas todos os anos”, explica Flávia.

Com linguagem fácil, bem estruturado e com belas ilustrações, o primeiro fascículo traz textos com informações importantes sobre o reconhecimento das espécies de serpentes peçonhentas de Minas Gerais e sobre aspectos da história natural desses animais, com textos da autora do projeto e também das biólogas Giselle Agostini Cotta e Priscila Moreira Tavares; além dos ex-estagiários do setor, Gustavo Caldeira Cotta e Leonardo Carvalho da Silva.

Segundo Flávia Cappuccio, o tratamento das vítimas de acidentes por serpentes envolve a identificação do animal causador do acidente, seja pelo seu reconhecimento, seja pela sintomatologia dos diferentes envenenamentos. “No entanto, o conhecimento relacionado à identificação de serpentes está concentrado em publicações acadêmicas, sobretudo em artigos em língua inglesa, com a utilização de termos técnicos, tornando-os pouco acessíveis a não-especialistas”, destaca.

Desta forma, segundo a autora, espera-se que a publicação seja uma importante ferramenta para que os profissionais de saúde e a população em geral tenham acesso ao conhecimento necessário para o reconhecimento das serpentes peçonhentas de importância médica. O livro foi lançado em versão digital e pode ser baixado, gratuitamente, neste link e na plataforma Research Gate.

Por Nayane Breder/DPD