Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano, e pode ajudar na recuperação de bebês internados na maternidade do Hospital Santa Isabel (HSI), de Ubá. Devido ao estoque quase zerado e ao número baixo de voluntárias registrado em fevereiro, o Banco de Leite do HSI reforça a importância das doações para que o projeto atenda cada vez mais mães e bebês em recuperação.

Atualmente, o estoque atende somente aos bebês prematuros de até 1,5kg internados na UTI neonatal, e ainda há aqueles que são maiores na terapia intensiva, pediatria e berçário. “Praticamente, só as mães dos recém-nascidos internados têm feito doações. Externamente, poucas são voluntárias. Com isso, há dias em que temos que alimentá-los com fórmula, complementando o leite materno, por não termos a quantidade necessária em estoque”, explicou Caroline Corrêa, nutricionista coordenadora do Banco de Leite Humano do HSI.

Doação de leite materno - Foto: Keila Lima

Se houvesse estoque, outros bebês acima de 1,5kg internados na UTI, pediatria e berçário, poderiam ser atendidos com leite humano. “Doar leite ajuda a salvar vidas de bebês que não puderam ser amamentados pelas mães. Em sua composição há elementos capazes de proteger a criança de várias doenças. Como não pode ser produzido artificialmente, a doação é imprescindível e um verdadeiro ato de generosidade”, enfatizou Caroline.

Quem pode e como doar

Segundo a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, toda mulher em fase de lactação, que esteja amamentando o seu bebê, seja saudável e não faça uso de medicamentos que interfiram na amamentação, pode ser uma doadora. Não é necessário ter uma alta produção de leite e não existe quantidade mínima para doação.

“Apenas 1 litro de leite doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia. A alimentação é calculada de acordo com o peso do bebê, então é normal tomarem de 30 a 60ml por dia. Uma mulher que está em fase de lactação consegue retirar bem mais que isso por semana para doar, além do que produziu para amamentar seu próprio bebê”, informou a nutricionista.

Para se candidatar e receber informações sobre como doar para o Banco de Leite do Hospital Santa Isabel, de Ubá, ligue para 3539-1167.

Mães relatam importância do Banco de Leite

Além de ser fornecedor de alimentos para a UTI Neonatal, o Banco de Leite auxilia mães com bebês internados a produzirem o leite, mesmo sem o estímulo da amamentação. Esse procedimento é indispensável para garantir que a mãe consiga amamentar a criança depois da alta hospitalar.

“Eu desconhecia esse serviço no HSI, e me ajudou bastante porque eu precisei de ajuda para retirar o leite nos primeiros dias, pois o Gabriel ainda não pode ser amamentado diretamente. E também é um apoio emocional para gente”, contou Luciana Valente, moradora de Ervália que teve seu primeiro filho, Gabriel, no dia 30 de janeiro.

Antecipações ou complicações no parto podem dificultar a produção do leite materno. “Tive um parto prematuro, cesariana, e passei dois dias internada. Neste período, minha filha usou o leite do Banco, pelo qual sou muito grata. Quando tive alta, recebi apoio para fazer estimulação e poder alimentar minha bebê com o meu leite. Então, foi de extrema importância o Banco de Leite em todo esse processo que, graças a Deus, está evoluindo bem e em breve iremos para casa”, relatou Luana Carvalho de Lima, 35 anos, mãe de primeira viagem de Antonella, nascida em 19 de janeiro.

Nutricionista do Banco de Leite do HSI mostra estoque baixíssimo para atender bebês da UTI Neonatal - Foto: Keila Lima

SES-MG investe no Banco de Leite e posto de coleta na área da GRS Ubá

O Banco de Leite do HSI de Ubá passará a receber recursos estaduais em 2023, por meio da resolução 8.467, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), com valor mensal estabelecido em R$6.600,00. Outro incentivo foi direcionado para a criação de um posto de coleta no Hospital São Paulo, em Muriaé, fixado em R$1.550,00 mensais. O investimento busca facilitar a doação de leite humano para as 31 cidades da área da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá, que abrange as microrregiões de Saúde de Ubá e Muriaé.

“Estamos buscando integrar nossas referências em maternidade nas duas microrregiões de Saúde, Ubá e Muriaé, para potencializar os serviços do Banco de Leite. Nossa intenção é possibilitar, com apoio das secretarias municipais de saúde, que lactantes dos 31 municípios possam ser doadoras, gerando leite humano o suficiente para suprir a necessidade dos bebês internados que tanto necessitam desse superalimento”, argumentou Aline Lopes, Referência Técnica materno infantil da GRS Ubá.

Por Keila lima