A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) já repassou 117.328 doses extras da vacina contra a meningite C para as 54 secretarias municipais de saúde do Triângulo Mineiro, para reforçar a vacinação dos estudantes do ensino superior e trabalhadores da educação das instituições públicas e privadas de ensino. A campanha temporária, que trermina dia 28 de fevereiro, inclui também profissionais de saúde e jovens de 16 a 30 anos.

O reforço da estratégia de vacinação iniciou-se em novembro de 2022 e até 30/01, 50.178 pessoas que estão contempladas na estratégia da ampliação temporária já foram vacinadas nas cidades do Triângulo Mineiro.

Meningite C ampliada no Triângulo Mineiro - Arte: Clara Fonseca

A referência técnica em imunização da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, Thaís Barbosa, destaca a importância da vacinação dos novos grupos para ampliar a proteção da população nas escolas e instituições de ensino, que ficam expostas à doença pelo contato próximo e diário. Thaís reforça também que, nos municípios, o trabalho de busca ativa é muito importante, e faz um chamado à população: “quem fizer parte dos grupos contemplados, busque a imunização o quanto antes, já que essa ampliação ocorre somente até o final de fevereiro, então não perca a oportunidade de se proteger em tempo oportuno”.

O município de Prata já vacinou aproximadamente 2 mil pessoas nos últimos três meses. A coordenadora municipal de imunização, Marcela Mendes, detalha as estratégias utilizadas e como o município de Prata vai intensificar as ações no mês de fevereiro. “Desde o início da estratégia de ampliação temporária do público para vacinar contra meningite C nós usamos os meios de comunicação como uma das estratégias, e acredito que a procura foi maior porque as pessoas estavam de férias. Elas tiveram mais tempo para procurar as Unidades de Saúde para se vacinar e, agora, incluindo os professores da educação infantil e básica, estamos planejando ir às escolas assim que retornarem as aulas no município”, disse a coordenadora.

Vacina contra meningite C - Foto: Luiz Henrique Oliveira Borges (SRS Uberaba)

Rhayka Izabel Pereira Marques Dias, universitária e assistente financeira hospitalar, tem 20 anos, mora em Uberlândia, vacinou contra a meningite C no início de novembro do ano passado e faz um alerta sobre a doença. “É importante esta proteção não apenas no meu serviço, como também na faculdade e com outros grupos de convívio. As pessoas precisam se conscientizar e ir aos postos de saúde tomar a vacina. Muitos não conhecem sobre a meningite, que é uma doença bem séria e pode causar morte. Fiquei muito feliz em ser contemplada nesta campanha”, disse a estudante.

Vacina

A vacina meningocócica C (Conjugada) faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e é recomendada aos 3 e 5 meses de idade e um reforço aos 12 meses de idade.

Doença

A meningite meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e se caracteriza por ser uma infecção das membranas que recobrem o cérebro. A vacinação é a principal maneira de prevenir a doença. As vacinas são seguras e eficazes, protegendo as pessoas contra a doença.

O sorogrupo de meningococo mais frequente no Brasil é o C, razão pela qual a vacina foi incluída em 2010 no Calendário Nacional de Vacinação da criança pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Em 2022, foram notificadas duas mortes pela doença no Triângulo Mineiro.

Por Lilian Cunha e Sara Braga

Enviar para impressão