O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, o médico Fábio Baccheretti, participou na terça (31/1) da cerimônia de posse do brasileiro Jarbas Barbosa da Silva Jr. como diretor da Repartição Sanitária Pan-Americana da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). O evento aconteceu na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington. Eleito diretor em setembro de 2022, Jarbas Barbosa será o sucessor de Carissa Etienne e terá um mandato de cinco anos, que se iniciou em 1º de fevereiro de 2023.

Crédito: Conass/Opas

A presença do secretário na cerimônia demonstra que Minas está acompanhando as agendas internacionais de saúde, com vistas a estabelecer e estreitar relações com as referências mundiais da área. Baccheretti também é vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). “A Opas foi presidida apenas duas vezes por um brasileiro. Nesta segunda vez, eu pude presenciar esse momento histórico. A gente pôde discutir vários gargalos e problemas da saúde pública, desde a vigilância de doenças emergentes, as epidemias que aconteceram e as novas possíveis que vão acontecer, com estratégias em conjunto, em especial, uma independência da América Latina no complexo industrial da saúde. Este é um ponto muito importante, para que a gente não seja tão dependente de países ou indústrias de outros locais e consiga dar uma resposta mais ágil na produção de vacinas e de outros insumos que possam estar diretamente relacionados ao tratamento dos pacientes”, pontuou Baccheretti.

Formando a mesa de honra do evento, ao lado de Barbosa estavam a Ministra da Saúde do Brasil, Nísia Trindade, o secretário de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, Xavier Becerra, o secretário-geral da OEA, Luis Almagro, a ex-diretora da Opas, Carissa Etienne, e o ministro da Saúde, Bem-estar e Meio Ambiente de Antígua e Barbuda, Molwyn Joseph. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, enviou um vídeo para parabenizar Barbosa pela posse e desejar sucesso na nova empreitada. Tedros lembrou que o novo diretor assume em um momento delicado de pós-pandemia e de desafios econômicos, além de um cenário de guerra.

Em discurso, a ministra Nísia Trindade citou a importância da participação de pessoas envolvidas com o SUS brasileiro na cerimônia e ressaltou os trabalhos liderados por Barbosa. “É uma grande honra para mim e para todo o meu país estar aqui. Essa é a segunda vez que um brasileiro ocupa este cargo tão importante na Opas. Jarbas tem uma trajetória exemplar, com sólida experiência acadêmica. Ele é um dos construtores da saúde pública no Brasil e nos países das Américas. Quando esteve à frente da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, por exemplo, implantou programas inovadores de redução da mortalidade infantil”, destacou.

Depois de assinar o documento de posse, Jarbas Barbosa agradeceu a presença das autoridades, amigos e familiares, ressaltou o excelente trabalho de sua antecessora, Carissa Etienne, e destacou o respeito que recebeu dos colegas que lidam diretamente com o “compromisso supremo” com a saúde. “Me apaixona a Opas e o trabalho feito ao longo desses 120 anos. Tenho orgulho e emoção por, agora, dirigir essa Organização e agradeço aos estados membros por terem me escolhido. Me comprometo a fazer o meu melhor, orientado pelos meus anos de experiência na saúde pública. Trabalharei com afinco para proteger este legado importante e, ao mesmo tempo, vou preparar a Opas para enfrentar os desafios futuros da nossa população”, ressaltou.

Segundo Barbosa, uma prioridade será aumentar o acesso a doses de reforço da vacina contra a covid, principalmente para os grupos prioritários. “A saúde tem recebido uma atenção única desde o início da pandemia. É urgente transformar essa atenção na garantia da saúde para todas as pessoas. Sabemos que por trás das médias nacionais existem desigualdades terríveis. Os mais pobres são os que mais adoecem e, por isso, sofrem mais. Para isso, a Opas está aqui”, finalizou.

A Organização Pan-Americana da Saúde é a agência internacional especializada em saúde pública das Américas. A Opas promove a inclusão da saúde nas políticas públicas e o engajamento dos setores nos esforços para melhorar a qualidade de vida das pessoas da região. A entidade já foi presidida pelo médico brasileiro Carlyle Guerra de Macedo entre 1983 e 1995.

Jarbas Barbosa da Silva Jr. é médico, formado pela Universidade Federal de Pernambuco e especialista em saúde pública e epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. É mestre em ciências médicas e doutor em Saúde Pública pela Universidade de Campinas. Foi secretário municipal de Saúde de Olinda, secretário estadual de Saúde de Pernambuco e diretor do Centro Nacional de Epidemiologia.

O novo diretor iniciou a carreira na Opas em 2007, como gerente da área de Vigilância em Saúde, Prevenção e Controle de Doenças. Em 2011, foi secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde do Brasil. Posteriormente, assumiu a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos. Foi também diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, do Brasil, de 2015 a 2018. Foi ainda diretor-adjunto da Opas e liderou os esforços da entidade para aumentar o acesso equitativo às vacinas contra a covid e melhorar as capacidades regionais para produzir medicamentos e outras tecnologias de saúde.

Por Poliana Gois