A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, por meio da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS), realizou nos dias 30 e 31 de janeiro, no auditório da SRS Diamantina, o 1º Encontro Regional sobre o Previne Brasil e e-SUS. O objetivo foi conscientizar os municípios sobre a importância da utilização correta do sistema de informação e-SUS, uma vez que os dados lançados impactam diretamente no valor que será recebido pelos municípios, de acordo com a política do Programa Previne Brasil. Participaram do encontro gestores de saúde, coordenadores da Atenção Primária à Saúde (APS) e coordenadores da Vigilância em Saúde.

A abertura do evento foi do coordenador da CAS, Cláudio Luiz Ferreira Júnior e da coordenadora da Vigilância em Saúde, Mariana Cristina Rocha, ambos da SRS Diamantina. Durante o encontro, a equipe técnica da regional abordou diversos assuntos, entre eles apresentação de notas técnicas, indicadores do Previne Brasil, a importância dos sistemas de informação e os impactos dos relatórios de produção.

Foto: Ricardo Maciel

Além disso, foi reforçado a necessidade de maior aproximação das equipes da Vigilância em Saúde com os profissionais da Atenção Primária. “É preciso fortalecer os processos de integração, uma vez que todos os profissionais de saúde, sobretudo na APS, também precisam realizar ações de vigilância”, enfatizou Cláudio.

A referência técnica regional do e-SUS APS, Kesley Duarte de Jesus, responsável pela organização do evento, ressaltou a ativa participação dos gestores e coordenadores presentes, com destaque para as apresentações de ações exitosas compartilhadas pelos municípios de Chapada do Norte e Alvorada de Minas. “Esse encontro foi preparado justamente para atender às reivindicações feitas pelos municípios durante as oficinas de coberturas vacinais, momento em que enfatizamos sobre a qualidade dos registros lançados nos Sistemas de Informação do e-SUS APS para alcance de indicadores do Programa Previne Brasil”, concluiu Kesley.

Por Ricardo Maciel

Enviar para impressão