A Força Estadual para Arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) vai realizar até 09/02, no município de Almenara, Vale do Jequitinhonha, diversas ações de promoção e prevenção à Saúde com o objetivo de fortalecer as ações de enfrentamento ao Aedes aegypti.

Fotos: Frederico Lúcio de Carvalho

Conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), no ano de 2023, já são *210 casos prováveis de dengue no município, e *33 casos de chikungunya. De acordo com a Coordenadora Estadual de Vigilância de Arboviroses da SES, Danielle Capistrano, o objetivo da Força Estadual Arboviroses é prestar apoio aos municípios que apresentarem risco elevado para epidemia de arboviroses ou estejam em período de alta transmissão, contribuindo, desta forma, para controlar o aumento da incidência, evitar a ocorrência de óbitos e casos graves.

“Percebemos que houve um aumento muito grande no número de casos notificados. Em Almenara, somente em três semanas epidemiológicas do ano de 2023 já tivemos mais casos notificados do que todo o ano de 2021. Cada território tem sua característica. Então, iniciamos no município uma ação muito importante que é de entender a característica do território, como ele funciona, para, a partir daí, desenvolvemos ações de articulação intersetorial nos quatro eixos: controle vetorial, assistência à saúde, vigilância epidemiológica, comunicação e mobilização”, informou Capistrano.

O diretor da Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, Marcelo Barbosa Alves, destacou que a Regional vem realizando semanalmente reuniões do comitê de enfrentamento às arboviroses com o monitoramento e análise do cenário e propondo ações visando resolução das situações mais críticas “percebemos que Força Tarefa Estadual possui um conjunto de ações e serviços articulados multisetorial, que trabalha os eixos da vigilância, assistência, controle vetorial, comunicação e mobilização social, sendo esse último eixo, importantíssimo para conscientização da população para as medidas que devem ser tomadas, para que possamos ter ações efetivas, e assim obtermos melhoria da situação das arboviroses no município e região”.

Desde o dia 01/02, a força tarefa inicia atividades simultâneas, reuniões e visitas técnicas nas unidades e serviços de saúde para conversar com gestores e com trabalhadores da ponta do serviço. Também será realizada observação de campo, com orientações e recomendações. Na área de comunicação e mobilização social está prevista uma reunião para alinhamento sobre as ações de promoção e prevenção à saúde que deverão ser realizadas nos próximos dias, como divulgação de entrevistas nas rádios, blitz educativas e ações direcionadas para as crianças em âmbito escolar. Já na área da vigilância epidemiológica vai ser realizado um trabalho voltado para o repasse de informações às referências técnicas do município, com a disponibilização do cartão do paciente; a equipe de controle de vetores irá realizar a definição do mapa de risco e iniciar as atividades de campo. Outra ação prevista é uma capacitação sobre o manejo clínico das arboviroses e acompanhamento do fluxo de atendimento do serviço.

“A participação da Força Tarefa Estadual neste momento de crise é uma estratégia importante e fundamental somando forças às ações executadas pelo município e contribuindo para a organização do serviço e diminuição dos casos, garantindo assim qualidade de vida da população afetada”, destacou a referência técnica de arboviroses da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul, Davidson Rodrigues.

Na mesma sintonia a referência da Coordenadoria de Atenção à Saúde da GRS Pedra Azul, Jokasta Quaresma Sena Ruas, lembrou  da importância das ações de promoção à Saúde que vem sendo realizadas pelo município de Almenara, entre elas: avaliação da estrutura e monitoramento dos processos de trabalho das Unidades de Atenção Primária à Saúde, capacitação dos profissionais de saúde quanto as diretrizes para organização dos serviços de Atenção à Saúde em situação de aumento de casos ou epidemia por arboviroses e mobilização dos profissionais atuantes no Programa Saúde na Escola (PSE).

*Dados relativos ao dia 23/01/23. Sujeitos à alteração, confirmação e revisão.

Por Allan Gomes Campos