Com a presença de tutores do Saúde em Rede, gestores municipais de saúde e representantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems Regional), a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba sediou, na quinta-feira, 26 de janeiro, o segundo encontro preparatório para o início das oficinas do Projeto Saúde em Rede, nas microrregiões de Saúde de Uberaba e Araxá. O encontro foi conduzido por Fernanda Vilarino, coordenadora de Atenção Especializada da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e a analista central do projeto, Adriana Tiago.

O Saúde em Rede tem como objetivo facilitar o acesso do usuário ao tratamento, fortalecendo a oferta de serviços nos municípios polo de microrregiões de Saúde. Fernanda Vilarino, explica que, ampliando a média complexidade ambulatorial, o usuário terá acesso garantido a consultas e exames nas linhas de cuidado prioritárias, ou seja, pré-natal de alto risco, criança de risco, propedêutica do câncer de mama e colo de útero, hipertensão e diabetes de alto e muito alto risco. Segundo ela, além disso, “também poderemos garantir a continuidade do cuidado com os pacientes na Atenção Primária à Saúde, por meio da contrarreferência, de planos de cuidados e comunicação entre equipes multiprofissionais”.

Foto: SRS Uberaba

A próxima etapa é a realização de cursos curtos, que vão ocorrer em três dias de encontros, previstos para o mês de março, na SRS Uberaba, preparando para o início da 3ª onda de expansão do projeto, com a chegada nos territórios e o repasse de recursos para os municípios contemplados. Segundo Sheila Beatriz Oliveira, coordenadora de Atenção à Saúde da SRS Uberaba, “as oficinas vão permitir a implantação dos serviços e dar apoio a organização de processos de trabalho e desempenho assistencial, assim como a articulação entre a Atenção Primária e a Atenção Ambulatorial Especializada”.

O gestor de saúde de Sacramento, município da microrregião de Saúde de Uberaba, Reginaldo Afonso dos Santos, afirma que sempre há algo a ser melhorado nos serviços de saúde. Segundo ele, “processos de trabalho, assistência ao paciente e até mesmo ao próprio profissional de saúde, trarão mais motivação a todos. Será um ganho muito grande, não só ao município, mas a toda região, já que trabalharemos em equipe”.

Por Sara Braga