Foi inaugurada, nesta quarta-feira (25/1), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria de Lourdes Jardins de Oliveira, na cidade de Antônio Carlos, na Zona da Mata mineira. A obra estava paralisada desde maio de 2016 e foi retomada em janeiro de 2022, com investimento do Governo de Minas, que contemplou o município com o aporte de R$ 1 milhão, além do recurso extra de R$ 814,9 mil para conclusão da obra.

Crédito: Fábio Marchetto

A UBS está localizada na rua Sílvio Frizone, no distrito de Doutor Sá Fortes, em Antônio Carlos. A unidade é uma das 133 UBSs que compõem a Macrorregião Centro-Sul de Saúde, na qual está inserido o município. Dessas, 19 UBSs estão localizadas em Barbacena, cidade que fica a 20 minutos de Antônio Carlos.

“A entrega dessa UBS é essencial para o acesso aos serviços de saúde da população. É por meio das unidades básicas que cada cidadão consegue ter acesso e acompanhamento em cada etapa do seu ciclo de vida”, afirmou a subsecretária de Políticas e Ações de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Camila Moreira de Castro, “essa UBS traz serviços de saúde bucal, de ginecologia, de acompanhamento às gestantes, atendimento às crianças, mulheres e aos idosos”.

Crédito: Fábio Marchetto

A subsecretária destaca ainda que a prioridade da gestão é a retomada das obras das UBSs que estavam paradas há mais de dez anos, o fortalecimento dos serviços de atenção primária e das políticas de promoção à saúde, o que inclui também o financiamento e repasse de recursos para os municípios.

UBSs em Minas

De acordo com levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), realizado em 2021, 99 obras estavam paradas em todo o estado. Dessas, dez obras foram concluídas pela gestão do governador Romeu Zema até a primeira semana de janeiro de 2023.

Também segundo dados do mesmo monitoramento, 22 obras estão em andamento. As demais aguardam a atualização do relatório emitido pelos técnicos da SES, que buscam levantar a situação de cada edificação.

Ainda de acordo com a SES-MG, outras 39 obras de UBS que receberam incentivos financeiros estaduais estão previstas para serem iniciadas.  Além disso, está programado no orçamento de 2023 novas contemplações de incentivo financeiro para construção de UBSs.

Por Jornalismo SES-MG

Enviar para impressão