A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) apresentou, na manhã da última segunda-feira (23/1), a sua nova estrutura organizacional. A divulgação foi feita pelo secretário Fábio Baccheretti, em live transmitida pelo canal da SES no YouTube. Também participaram da apresentação, o secretário de Estado Adjunto de Saúde, André Luiz dos Anjos, a chefe de Gabinete, Marina Cury, a Assessora Estratégica, Poliana Cardoso e os subsecretários Camila Moreira de Castro, Juliana Ávila Teixeira, Herica Vieira Santos, Leonan Felipe dos Santos e Darlan Venâncio Thomaz Pereira.

Crédito: Fábio Marchetto

A proposta foi construída com a participação de todas as áreas da SES e entre os principais objetivos da revisão na estrutura estão os de equilibrar as unidades e torná-las gerenciáveis, viabilizar o foco nas discussões estratégicas, fundir formulação e execução para adaptar à realidade do território, discutir o financiamento em conjunto com as diretrizes das políticas e aproximar o atendimento às medidas judiciais da dispensação e regulação.

"Ao longo desses 22 meses à frente da Secretaria de Saúde, percebemos que algumas mudanças são fundamentais na sequência da formulação, da operacionalização da política e do seu monitoramento para tornar a secretaria mais eficiente e conseguirmos entregar melhor saúde para a população mineira", explicou o secretário.

Na nova estrutura, será criada a Assessoria de Tecnologia e Informação, vinculada ao Gabinete, que vai aglutinar a então Diretoria de Inovação e Tecnologia da Informação e a Coordenação de Informação. “Essa assessoria vai trazer uma governança horizontal para discutirmos as políticas e a confecção dos instrumentos, por meio de uma infraestrutura mais dinâmica e moderna para tratamento, compilação, integração e acesso aos dados por todas as áreas, fazendo com que tenham mais sentido na sua avaliação”, afirmou Baccheretti.

No organograma apresentado, serão mantidas cinco subsecretarias, cujos nomes ainda estão em processo de validação: Subsecretaria de Rede de Atenção à Saúde, Subsecretaria de Vigilância em Saúde, Subsecretaria de Acesso a Serviços de Saúde, Subsecretaria de Gestão e Finanças e Subsecretaria de Regionalização e Integração de Políticas de Saúde.

Crédito: Fábio Marchetto

“Estamos trabalhando de forma concomitante em dois pontos importantes, a gestão da mudança, como apresentamos, e também o planejamento estratégico. Sabemos que o processo será muito intenso e será essencial contarmos com a participação de todos os servidores nas discussões e definições da mudança, que foi proposta para construirmos processos mais robustos e lineares, termos menos retrabalho e chegarmos na ponta de forma mais casada com a realidade”, conclui o secretário.

A apresentação da nova estrutura organizacional está disponível na intranet em "Novo Ciclo da SES".

Por Jornalismo SES-MG