Na última terça- feira, 23/01, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre, promoveu o segundo encontro do projeto Saúde em Rede – 3ª onda -. O objetivo foi dar continuidade às apresentações para embasamento dos tutores e gestores de saúde quanto ao desenvolvimento do Projeto.

A analista central do Saúde em Rede, Cleise dos Reis Costa Piazzalunga, enfatizou importância do projeto para a região “O Saúde em Rede está vindo junto com a proposta de expansão de média complexidade, o que certamente vai ser de extrema importância para a região, pois será possível fazer uma reorganização dos serviços”.

O Projeto é um processo de educação permanente que tem como propósito organizar e qualificar os processos de trabalho das equipes da Atenção Primária e Especializada. Seu objetivo é organizar as Redes de Atenção à Saúde desde a Atenção Primária, passando pela Atenção Especializada e Hospitalar, a fim de promover um melhor serviço para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Créditos: Otávio Coutinho

“A Regional está na 3ª onda de expansão deste projeto, agora com a microrregião de Poços de Caldas que envolve 32 municípios. A segunda onda foi realizada em 2022, com as microrregiões de Itajubá (15 municípios) e Poços de Caldas (06 municípios), reforçou a superintendente da SRS, Adriana Aparecida Silve Ferreira.

Terceira onda de expansão

Em novembro de 2022, foi iniciada a terceira e última onda de expansão do projeto Saúde em Rede, contemplando mais de 393 municípios. Serão desenvolvidos 9 ciclos de formação no território, envolvendo atenção primária e atenção ambulatorial especializada.

O público alvo desta etapa foram os tutores (profissionais indicados pelo gestor municipal para dar andamento às oficinas do projeto no território de atuação das equipes) e secretários municipais de saúde.

Por Otávio Coutinho