A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros realizou nesta terça-feira, 24 de janeiro, no Centro de Eventos de Janaúba, o segundo encontro da fase preparatória de implantação da 3ª Onda do Projeto Estratégico Saúde em Rede. A iniciativa envolve 15 municípios que integram a microrregião da Serra Geral de Minas e uma população superior a 279 mil habitantes.

O encontro foi conduzido pelas referências técnicas da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da SRS, Patrícia Lima Magalhães, Eusane Ferreira Fonseca Santos, Graciele Helena Fernandes Silva e Maria Aparecida Ananias, com a participação de gestores dos seguintes municípios: Catuti; Espinosa; Gameleiras; Jaíba; Janaúba; Mamonas; Matias Cardoso; Mato Verde; Monte Azul; Nova Porteirinha; Pai Pedro; Porteirinha; Riacho dos Machados; Serranópolis de Minas e Verdelândia.

Foto: SRS Montes Claros

O Projeto Saúde em Rede, que é coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) com a participação da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), foi iniciado em 2019 no Vale do Jequitinhonha e tem como objetivo formar tutores que estão atuando junto com os municípios na estruturação das redes de atenção à saúde. A meta é transformar o atual modelo hierárquico que tem os hospitais como centros dos atendimentos, para dar lugar à gestão integrativa da saúde. Nesse novo modelo os serviços de atenção primária dos municípios passarão a ser os ordenadores dos cuidados em saúde, incluindo os segmentos da Atenção Primária e da Atenção Especializada.

A terceira e última onda do Projeto foi iniciada em novembro do ano passado, envolvendo 42 municípios do Norte de Minas. Vinte e sete localidades que pertencem à área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros receberam R$ 4,3 milhões para a implantação do Projeto. Outros R$ 2,4 milhões foram repassados para 15 municípios que integram a área de atuação da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária.

Neste segundo encontro da fase preparatória da 3ª Onda do Projeto Saúde em Rede os gestores debateram questões sobre a planificação e o matriciamento da Atenção Ambulatorial Especializada e da Atenção Primária à Saúde, bem como o monitoramento do Projeto a partir de plataforma informatizada coordenada pela SES-MG.

A referência técnica da Coordenadoria de Assistência à Saúde da SRS Montes Claros, Patrícia Magalhães destaca a importância da participação dos municípios na implantação do Projeto Saúde em Rede, levando em conta que “o objetivo da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais é fortalecer a integração dos serviços de Atenção Primária com as equipes de Atenção Especializada, visando melhorar o atendimento das demandas de saúde da população com maiores níveis de resolutividade”.

A previsão é de que a implantação da última fase do Saúde em Rede seja concluída no segundo semestre deste ano, contemplando 86 municípios que integram a macrorregião de Saúde Norte.

Por Pedro Ricardo