Interditado há 8 anos, o Hospital São Sebastião, no município de Tombos, reabriu na última sexta-feira, 20 de janeiro, suas portas para o atendimento à população tombense e da região. O evento contou com a presença da equipe técnica da SRS Manhuaçu, autoridades locais e comunidade.

“Sabemos da importância desse hospital para o território. Colocá-lo em funcionamento representa menos impacto nas unidades de saúde de média e alta complexidade da rede de assistência da microrregião de Saúde de Carangola”, destacou o superintendente regional de Saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau Lacerda.

Foto: Antônio Rodrigues

O superintendente ressaltou ainda a importância de vocacionar o hospital para que possa receber recursos federais e estaduais e, assim, garantir a manutenção de seu funcionamento. “A equipe da SRS Manhuaçu permanecerá à disposição da direção do hospital São Sebastião, no sentido de colaborar com a administração e corpo técnico do hospital”, salientou Juliano.

O prefeito de Tombos, Tiago Dalpério, destacou que a prefeitura não mediu esforços e buscou todo apoio para reabertura do Hospital São Sebastião. “Com empenho de todos os envolvidos conseguimos reabrir esse hospital tão importante e, a partir de agora, a população tombense passa a ter mais um ponto de assistência”, comemorou o prefeito.

Interdição

Um dos hospitais mais antigos do território, fundado em 6 de fevereiro de 1936, o Hospital São Sebastião, no município de Tombos, estava interditado desde 2015 por determinação do Ministério Público Estadual, em razão de falta de adequações sanitárias. Após várias visitas técnicas e reuniões, a direção do hospital assinou e cumpriu o termo de ajuste de conduta (TAC), junto ao Ministério Público Estadual, sanando todas as irregularidades. Nesse período o hospital passou por reformas e assim teve a liberação do alvará sanitário, ficando apto para reabertura dos serviços.

Por Antonio Rodrigues