A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros iniciou nesta sexta-feira, 20 de janeiro, o repasse da quarta remessa de vacinas Coronavac para que 53 municípios que integram a sua área de atuação deem continuidade à vacinação de crianças, na faixa etária de 3 a 4 anos, contra a covid-19. Ao todo são 3.240 doses de vacinas que devem ser utilizadas no complemento do esquema vacinal de crianças que já  tomaram a primeira dose do imunizante. A previsão é de que a entrega das vacinas seja concluída na segunda-feira, 23 de janeiro.

Entre os municípios que estão recebendo maior quantitativo de imunizantes estão: Montes Claros (1.160 doses); Bocaiúva e Francisco Sá (180 doses para cada município); Espinosa e Monte Azul (120 doses repassadas para cada Secretaria de Saúde); Janaúba e Porteirinha (90 doses para cada localidade); Rio Pardo de Minas (80).

Foto: Internet

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, reforça a importância dos pais levarem os filhos às unidades de saúde para completar o esquema vacinal contra a covid-19. “A imunização das crianças só estará completa com a aplicação das duas doses de vacinas. O surgimento de novas variantes do coronavírus coloca em risco a saúde das crianças que não completaram o esquema vacinal e que possuem condições de imunidade mais frágeis. Em caso de contaminação, a criança poderá evoluir para situações de saúde mais graves, exigindo internações”, observa a coordenadora.

Cobertura Vacinal

Nos 86 municípios que compõem a macrorregião de Saúde Norte a cobertura vacinal de crianças contra a covid está em 58,98%. De um público estimado em 197.276 crianças a serem vacinadas, 116.360 já tomaram a primeira dose de imunizantes. Por outro lado, 37,65% das crianças já tomaram a segunda dose de vacinas contra a covid, totalizando 74.282 pessoas.

No caso específico de 54 municípios que compõem a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, de um público estimado em 132.481 crianças a serem vacinadas, 74.117 já tomaram a primeira dose. Com isso, atualmente a cobertura vacinal para este público-alvo está em 55,95%.

Com esquema vacinal já completado estão 46.035 crianças, o que corresponde a 34,75% do público estimado pelo Ministério da Saúde.

Pfizer

Atendendo a solicitações, a SRS Montes Claros também está repassando a 23 municípios que integram a sua área de atuação, nova remessa de 5.256 doses de vacinas da Pfizer/BioNtech para aplicação em adultos.

Para Montes Claros foram entregues 3.882 doses de imunizantes. As demais localidades contempladas são: Berizal; Botumirim; Claro dos Poções; Engenheiro Navarro; Espinosa; Francisco Dumont; Indaiabira; Itacambira; Jequitaí; Juramento; Lagoa dos Patos; Matias Cardoso; Mirabela; Ninheira; Nova Porteirinha; Rio Pardo de Minas; Rubelita; Santa Cruz de Salinas; São João da Lagoa; São João do Paraíso; Vargem Grande do Rio Pardo e Verdelândia.

Por Pedro Ricardo