O secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, participou na sexta-feira, 20/01, da inauguração do Centro de Especialidades Médicas (CEM) Doutor José Riscala Albeny no município de Coronel Fabriciano.

Foto de Lucas Alves Evangelista

O CEM foi construído ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Silvio Pereira I e conta com 2,6 mil metros quadrados de área construída, com capacidade para atendimento diário de até 500 pessoas em 24 tipos de especialidades médicas. Dentre elas estão: pediatria, ortopedia, ginecologia, obstetrícia de alto risco, cirurgia geral, odontologia, oftalmologia,  dermatologia, mastologista, angiologia, endocrinologia, urologia, infectologia, neurologia, psiquiatria entre outros serviços especializados.

Com a inauguração, o município de Coronel Fabriciano ganha em capacidade para um atendimento ágil e eficiente para seus mais de 100 mil habitantes. Um passo definitivo no caminho estratégico do Sistema Único de Saúde (SUS) que prevê a regionalização dos serviços na busca pela equidade e universalização.   Para o secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, o médico Fábio Baccheretti, estratégias como esta, só podem ser viabilizadas quando existe uma sintonia entre os entes, estado e município, que estão diretamente envolvidos com a população.

Ainda segundo Baccheretti, parte da confiança dos municípios em investir em saúde pública se deve ao aumento constante dos investimentos estaduais e a previsibilidade nos repasses. Ele ressalta que nos últimos dois anos foram mais 9 bilhões de reais destinados à saúde por ano no estado. Isso representa o dobro comparado a períodos anteriores.

Só no ano de 2022 foram repassados aproximadamente 29 milhões de reais para o município de Coronel Fabriciano, quase três vezes mais que os repasses feitos em 2018, além da incorporação de 9 leitos de UTI no legado pós-pandemia.  “O estado vem fazendo o que é de obrigação dele. É obrigação nossa dar previsibilidade aos municípios. O estado vem participando cada vez mais do financiamento da saúde”, destaca o secretário.

Satisfeito com a conquista, o prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius Bizarro, destaca a importância do CEM para o atendimento diário dos anseios da população pois "proporciona ao fabricianense atendimento, evitando ida às cidades de Governador Valadares e Belo Horizonte”.

Por fim o secretário de Estado de Saúde demonstrou o orgulho de participar da inauguração “cada real que a gente investe na saúde aqui em Fabriciano a gente vê isso se transformando em saúde".

Na agenda na cidade, no dia 19/1, o secretário, acompanhado da subsecretária de Política e Ações de Saúde, Camila Moreira de Castro, e da superintendente de Redes de Atenção à Saúde, Amanda Guias, visitou o Hospital José Maria Morais, um dos beneficiários que recebeu incentivo para a aquisição de um tomógrafo no ano passado. No mesmo dia, a comitiva da SES-MG também foi à Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano para conhecer o trabalho e a estrutura da Regional.

Por Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano