Nesta quarta-feira, 18 de janeiro, ocorreu no campus da faculdade Fadipa, em Ipatinga, o primeiro encontro de apresentação e implantação do projeto estratégico, “Saúde em Rede: Organizar e Integrar”, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O encontro reuniu os municípios da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano. Estiveram presentes os secretários de saúde dos municípios, tutores municipais da Atenção Primária à Saúde (APS), analistas regionais, e a analista central Kátia Dornelas.

Saúde em Rede

O projeto Saúde em Rede é um processo de educação permanente, que tem como propósito desenvolver a competência das equipes para o planejamento e organização da atenção à saúde com foco nas necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo da estratégia é organizar as redes de atenção à saúde desde a Atenção Primária, passando pela Atenção Especializada e Hospitalar, a fim de aumentar a qualidade do serviço para o usuário SUS, gerando mais valor.

Foto: SRS Coronel Fabriciano

Kátia Dornelas é analista central e coordenadora do projeto Saúde em Rede. Ela explica que “o projeto é o produto da planificação da saúde em nível nacional” e reforça sua relevância, que busca organizar os processos de trabalho da Atenção Primária e melhorar a interlocução do setor com Atenção Ambulatorial Especializada, para que o usuário tenha uma atenção completa de acordo com suas necessidades.

O evento foi a etapa preparatória 1, e teve em pauta uma explicação do projeto para os tutores e secretários de saúde dos municípios. Ainda segundo Kátia, “o projeto está na terceira onda de expansão e, dessa vez, conta com um diferencial em relação às outras, que é a relação do projeto Saúde em Rede com o projeto Ampliação da Média Complexidade Ambulatorial”. “Com a junção dos dois, o encontro também serviu de esclarecimento sobre recursos e organização dos territórios municipais”, completou Kátia.

Metodologia

A metodologia da estratégia Saúde em Rede se dá por meio de oficinas e workshops, que propõem o envolvimento de dirigentes e técnicos do nível central e das regionais de saúde, além de gestores municipais e suas equipes, incluindo, principalmente, os trabalhadores que atuam nas unidades de saúde.

O encontro do dia 18 foi o primeiro de várias atividades que visam instruir os secretários e tutores com conteúdo e orientações para a implementação do projeto na cidade. Na prática, o município paralelamente elenca uma unidade laboratório que serve de espelho para as outras unidades. Assim, com os encontros de forma contínua, trocam experiências das atividades na unidade laboratório e, após discussão, são desenvolvidas ações de alinhamento que podem contribuir na melhoria dos processos de trabalho.

O Secretário de Saúde do Município de Vargem Alegre, José Antônio, expôs o interesse na estratégia. Para ele, “todo projeto de saúde pública não pode ser unilateral, mas sim uma relação conjunta entre todos os profissionais, desde o nível central ao servidor da unidade de saúde e o cidadão”.

Por Lucas Alves