Há exatos dois anos, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina iniciava a distribuição de vacinas contra a covid-19 em seu território, que abrange 34 municípios e conta com uma população de aproximadamente 430 mil habitantes. Desde 19 de janeiro de 2021, data que marcou o início da vacinação, a regional já distribuiu mais de um milhão de doses do imunizante.

Diamantina foi o primeiro município da regional a dar início à campanha de vacinação, sendo a primeira pessoa a ser vacinada a técnica de enfermagem Adméia Aparecida Lopes, 41 anos, que trabalha na Santa Casa de Caridade de Diamantina. A profissional está na linha de frente da covid-19 desde quando surgiu o primeiro caso de infecção na região. “Nossa, quando fui informada que seria a primeira pessoa a ser vacinada na região, paralisei! Foi incrível a sensação. Como os demais colegas da área da saúde, que estavam na linha de frente lidando com uma doença nova e extremamente perigosa, precisávamos dessa segurança para continuarmos o atendimento à população”, disse Adméia. “Depois do início da vacinação, as internações e óbitos por covid despencaram, e hoje vivemos uma realidade muito melhor, graças a ciência”, comemorou a técnica de enfermagem destacando a importância da vacina.

Adméia Aparecida Lopes após receber a primeira dose da vacina contra a covid-19 no município de Diamantina - Foto: divulgação/Prefeitura de Diamantina

Dados do Vacinômetro, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), apontam que, no dia 19 de janeiro de 2023, a SRS Diamantina atingiu a marca de 1.093.707 doses da vacina contra a covid-19 distribuídas. A cobertura vacinal da população chegou a 89,08% para primeira dose; 84,18% para a segunda dose ou dose única; 70,35% já tomou o primeiro reforço, e 50,61%, o segundo reforço. Quanto à vacinação das crianças de 3 a 11 anos, o painel registrou que 75,19% do público pediátrico recebeu a primeira dose e 58,24% a segunda dose. 

A referência técnica da imunização da SRS Diamantina, Carolina Di Pietro Carvalho, alerta para a importância de estar com o calendário vacinal contra a covidatualizado. “Apesar do avanço da vacinação e da disponibilidade dos imunobiológicos, ainda temos cerca de 50 mil pessoas acima de 12 anos que não foram vacinadas e aproximadamente 70 mil não voltaram para tomar a 2º dose”, alertou Carolina. “Diante deste cenário, é necessário alertar a população sobre a importância da vacinação e da completude do esquema vacinal para a estabilidade da pandemia e a redução de casos graves, hospitalizações e óbitos”, salientou. 

Segundo o Painel de monitoramento dos casos covid, plataforma digital da SES-MG que divulga informações sobre o cenário da pandemia no estado, até o dia 19 de janeiro de 2023, foram confirmados na região 60.793 casos de covid, 555 óbitos e 59.598 pessoas recuperadas. O sistema mostra ainda que a faixa etária que mais se contaminou foi a de pessoas de 20 a 39 anos, que representa 43,3% do total de casos confirmados.  

Sobre a taxa de letalidade da doença, que avalia o número de mortes em relação às pessoas que apresentam a doença ativa, os dados da SES-MG e do Ministério da Saúde apontam que a letalidade da covid no Brasil está em 1,9%; em Minas Gerais 1,6% e, no território da SRS-Diamantina, 0,9%.

“Apesar dos inúmeros desafios enfrentados durante a pandemia, destacamos as ações de enfrentamento no campo da vigilância, dentre elas a vacinação, que confirmou a sua eficácia e segurança, e o legado da área assistencial, refletido na implantação de 27 novos leitos de UTI para a região”, destacou a superintendente da Regional de Saúde de Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz. “São fatores que refletiram na forma de manifestação da doença, bem como na baixa letalidade da macrorregião de Saúde Jequitinhonha”, completou a superintendente. 

 

Vacinação infantil

Em novembro de 2022, foi iniciada uma nova etapa na campanha de vacinação contra covid-19, com foco nas crianças de 6 meses a 2 anos. O esquema é de três doses, com intervalos de quatro semanas entre as duas primeiras doses e de oito semanas entre a segunda e a terceira doses. “Reforçamos aos pais e responsáveis que as vacinas são eficazes, seguras, gratuitas e salvam vidas, por isso, vacinem seus filhos”, ressaltou Carolina Di Pietro.

 

Reforço para crianças a partir de 5 anos

No dia 4 de janeiro de 2023, o Ministério da Saúde (MS) passou a recomendar dose de reforço contra covid para crianças a partir de 5 anos, que tomaram a primeira e a segunda dose da Pfizer ou da Coronavac. O intervalo entre a segunda dose e o reforço deverá ser a partir de quatro meses e o imunizante utilizado deve ser a vacina pediátrica da Pfizer

Por Ricardo Maciel

Enviar para impressão